Pesquisar
Close this search box.
/
/
Instituto Identidades do Brasil lança IA antirracista

Instituto Identidades do Brasil lança IA antirracista

Ferramenta disponível no mercado pode ser adaptada a diferentes sistemas para treinamentos de inclusão.

A população negra no Brasil corresponde à maioria, mais precisamente 54%, segundo o IBGE. Mesmo assim, representam espaços de minoria nas organizações e nas posições de destaque na sociedade. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Porém, tanto no Brasil quanto fora dele, essa parcela populacional também é a que mais sofre com a pobreza: três em cada quatro são pessoas negras, ainda segundo o IBGE.

A violação dos direitos das mulheres tem sido debatida mundialmente nos últimos anos. Na data em que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e no Brasil também o dia de Tereza de Benguela, homenagem a uma das principais mulheres símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização, cabe uma reflexão para a violência e as desigualdades raciais à mulher negra.

Um discurso que ressoa muito nesse dia e cabe perfeitamente nesse contexto é o da escritora norte-americana Angela Davis, durante sua passagem pelo Brasil na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na ocasião, disse: “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela, porque tudo é desestabilizado a partir da base da pirâmide social onde se encontram as mulheres negras, muda-se a base do capitalismo”.

A celebração da data iniciou-se em 1992, quando um grupo de mulheres de setenta países começou a discutir o racismo, sexismo e discutiram sobre os diversos problemas e alternativas de como resolvê-los enfrentados pelas mulheres de várias partes do mundo. Assim, foi organizado o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana. Essa reunião fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecesse essa data.

Mulheres no mercado de trabalho

Se olharmos para a história, tivemos avanços nas agendas e pautas sobre a desigualdade racial, no entanto, ainda existe um caminho longo a percorrer. Muitas mulheres negras ainda encontram muitas dificuldades no mercado de trabalho e as que chegam encontram desafios.

Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, evidencia que as desigualdades no mercado de trabalho brasileiro resultaram em uma previsão sobre quando a igualdade racial poderá ser alcançada caso as políticas governamentais e as ações das empresas não sejam aceleradas. A estimativa aponta que o cenário do mercado de trabalho do Brasil só deve se tornar mais igualitário por volta de 2190. Nesse ritmo, levaria 167 anos para que o desemprego entre pessoas negras e brancas se equilibrasse.

Inteligência Artificial antirracista

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) lançou recentemente a Deb, ferramenta de Inteligência Artificial criada para promover diálogos acessíveis e educativos sobre questões étnico raciais e sociais no país. Com o plug-in, a ferramenta poderá ser disponibilizada em diversos ambientes, como empresas, organizações e escolas, além de ser usada como um recurso inovador e acessível para aprimorar práticas inclusivas.

O plug-in da Deb oferecerá suporte tanto para equipes internas quanto para o público externo, auxiliando no treinamento e na implementação de medidas práticas para a diversidade e inclusão. Adotar a Inteligência Artificial, além de incorporar uma ferramenta tecnológica avançada na empresa, também abraça uma abordagem mais humana e eficaz para promover a inclusão e a diversidade em todos os níveis da organização.

Luana Genot, CEO e fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), espera que a tecnologia possa impactar todos os ecossistemas. “Estamos muito animados em anunciar esta nova funcionalidade da Deb que permitirá integração com empresas, escolas e organizações. Com isso, esperamos ampliar ainda mais o nosso alcance e tornar mais lugares um espaço seguro para educação e diálogo, promovendo uma cultura mais inclusiva”, afirma.

Em parceria com o AfroCubo, programa do Cubo Itaú que quer, ao lado de líderes negros da comunidade, ampliar o campo de visão do ecossistema, o evento de lançamento da Deb aconteceu ontem, 24/7, e marca uma nova era para a inclusão nas organizações. A integração da Deb com as ferramentas já utilizadas proporcionará um espaço acolhedor, de diálogo contínuo e personalizado

O ID_BR é uma instituição atuante na educação e implementação de ações inclusivas, atingindo anualmente mais de 700 mil pessoas em empresas, mais de 60 mil educadores e gestores de escolas e governos, além de impactar mais de 80 milhões de pessoas por meio do Prêmio Sim à Igualdade Racial e outras ações de engajamento.

CONAREC

CONAREC 2024 será a maior edição já realizada do principal evento de Customer Experience do mundo. A conferência reunirá centenas de lideranças e profissionais para compartilhar experiências, desenhar jornadas com o mínimo de atritos, gerar networking, fechar novos negócios e muito mais!

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]