No último ano, a palavra que tem me guiado é “movimento”. Movimento gera energia e energia é uma grandeza física que está relacionada à capacidade de um sistema para realizar trabalho. Em termos mais simples, energia é a capacidade de causar mudanças. Se formos estudar sobre as várias formas de energia, vamos ver que todas estão relacionadas a movimento: a energia cinética está associada ao movimento de um objeto; a energia térmica à temperatura de um sistema que surge devido ao movimento aleatório das partículas que compõem um objeto ou substância; a energia elétrica é a forma de energia associada ao movimento de cargas elétricas. Todas têm em comum o movimento.
Quando nos movimentamos, geramos energia, que gera trabalho (ou resultado). Ficar parado gera o oposto disso, a estagnação. Há três movimentos que considero fundamentais para a nossa vida: o movimento do corpo, da alma e do espírito.
O movimento do corpo
O movimento do corpo é bem simples: sair fisicamente da sua zona de conforto, como praticar exercícios, encontrar amigos, preparar as refeições, arrumar a sua cama e limpar a casa. Queremos saúde, mas não queremos nos movimentar em direção a ela pois requer esforço. Você já viu resultado sem esforço? Queremos conquistar o mundo, mas nem arrumamos a nossa própria cama!
Estamos tão acostumados a ter tudo com o clique em um app e achamos que isso se aplica a tudo na nossa vida. Resultado, nos acomodamos na zona de conforto. Se você quer resultados, precisa sair do lugar (literalmente) e se movimentar com constância e disciplina. O seu corpo é um ativo que precisa estar bem para que você possa se movimentar na alma e no espírito.
O movimento da alma
O segundo movimento é o da alma. Quais livros abastecem a sua mente e te fazem refletir e meditar? Que conversas inteligentes você tem que te fazem pensar e mudar? Que energia você investe em conhecer mais sobre as coisas e sair da superficialidade? Você investe seus recursos em conhecimento ou desperdiça em coisas fúteis na internet? O movimento da alma é a energia que você vai gastar para desenvolver a sua mente e o seu intelecto. Também demanda esforço, disciplina e constância.
É preciso querer aprender e se desenvolver. Mas, todo investimento que você faz na sua mente é recompensador. Você se torna uma pessoa interessante, sábia, profunda. Uma pessoa que atrai outras pessoas.
O movimento do espírito
Por último, e talvez o mais importante, é o movimento do espírito. O espírito vai além da sua alma, é o que te conecta com algo maior, que traz sentido à vida, que responde os anseios que temos dentro do nosso coração. No espírito não temos resposta para tudo, mas temos a paz que excede todo entendimento. É no espírito que encontramos descanso e luz, alimento para a vida, tranquilidade de seguir.
Se você investir no desenvolvimento da sua alma, naturalmente vai perceber que ela não preenche todos os seus anseios e somente o movimentar em direção ao espírito poderá te trazer a completude que todos tanto buscamos.
Eu, Paula, aprendi que essa tríade de movimentos gera resultados em todos os sentidos. Se você sente que a sua vida está estagnada, talvez seja por falta de movimento.
*Foto de Tim Mossholder na Unsplash.
Paula Pimenta é General Manager da The Body Shop para a América Latina. Já atuou executiva em grandes empresas multinacionais como Natura, Danone, Cargill e Unilever. Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é palestrante e coautora do livro “A Liderança Desafiada”.