Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância do movimento: do corpo, da alma e do espírito

A importância do movimento: do corpo, da alma e do espírito

Paula Pimenta compartilha aprendizados sobre como o movimento, em todas as suas formas, é essencial para as mudanças na vida e no mundo.

No último ano, a palavra que tem me guiado é “movimento”. Movimento gera energia e energia é uma grandeza física que está relacionada à capacidade de um sistema para realizar trabalho. Em termos mais simples, energia é a capacidade de causar mudanças. Se formos estudar sobre as várias formas de energia, vamos ver que todas estão relacionadas a movimento: a energia cinética está associada ao movimento de um objeto; a energia térmica à temperatura de um sistema que surge devido ao movimento aleatório das partículas que compõem um objeto ou substância; a energia elétrica é a forma de energia associada ao movimento de cargas elétricas. Todas têm em comum o movimento.

Quando nos movimentamos, geramos energia, que gera trabalho (ou resultado). Ficar parado gera o oposto disso, a estagnação. Há três movimentos que considero fundamentais para a nossa vida: o movimento do corpo, da alma e do espírito.

O movimento do corpo

O movimento do corpo é bem simples: sair fisicamente da sua zona de conforto, como praticar exercícios, encontrar amigos, preparar as refeições, arrumar a sua cama e limpar a casa. Queremos saúde, mas não queremos nos movimentar em direção a ela pois requer esforço. Você já viu resultado sem esforço? Queremos conquistar o mundo, mas nem arrumamos a nossa própria cama!

Estamos tão acostumados a ter tudo com o clique em um app e achamos que isso se aplica a tudo na nossa vida. Resultado, nos acomodamos na zona de conforto. Se você quer resultados, precisa sair do lugar (literalmente) e se movimentar com constância e disciplina. O seu corpo é um ativo que precisa estar bem para que você possa se movimentar na alma e no espírito.  

O movimento da alma

O segundo movimento é o da alma. Quais livros abastecem a sua mente e te fazem refletir e meditar? Que conversas inteligentes você tem que te fazem pensar e mudar? Que energia você investe em conhecer mais sobre as coisas e sair da superficialidade? Você investe seus recursos em conhecimento ou desperdiça em coisas fúteis na internet? O movimento da alma é a energia que você vai gastar para desenvolver a sua mente e o seu intelecto. Também demanda esforço, disciplina e constância.

É preciso querer aprender e se desenvolver. Mas, todo investimento que você faz na sua mente é recompensador. Você se torna uma pessoa interessante, sábia, profunda. Uma pessoa que atrai outras pessoas.

O movimento do espírito

Por último, e talvez o mais importante, é o movimento do espírito. O espírito vai além da sua alma, é o que te conecta com algo maior, que traz sentido à vida, que responde os anseios que temos dentro do nosso coração. No espírito não temos resposta para tudo, mas temos a paz que excede todo entendimento. É no espírito que encontramos descanso e luz, alimento para a vida, tranquilidade de seguir.

Se você investir no desenvolvimento da sua alma, naturalmente vai perceber que ela não preenche todos os seus anseios e somente o movimentar em direção ao espírito poderá te trazer a completude que todos tanto buscamos.

Eu, Paula, aprendi que essa tríade de movimentos gera resultados em todos os sentidos. Se você sente que a sua vida está estagnada, talvez seja por falta de movimento.

*Foto de Tim Mossholder na Unsplash.

Paula Pimenta

Paula Pimenta é General Manager da The Body Shop para a América Latina. Já atuou executiva em grandes empresas multinacionais como Natura, Danone, Cargill e Unilever. Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é palestrante e coautora do livro “A Liderança Desafiada”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]