Eficiência é um tema que exige a atenção das empresas, de forma dedicada e constante. Afinal, ser produtivo, preciso e obter o máximo de cada investimento são formas de garantir um bom desempenho do negócio. Não por acaso, existem diversas empresas – algumas delas bastante jovens – que desenvolveram ideias, soluções e métodos para otimizar diversos processos e eliminar lacunas.
Um exemplo nesse sentido foi apresentado no BR Week: a Arquivei. A empresa nasceu a partir da busca pela diminuição de burocracias. E logo foram contratados por diversas empresas – inclusive de grande porte, como o McDonald’s. Com o foco em solucionar o problema com o excesso de notas acumuladas pelo varejo, a empresa cresceu.
No evento, eles apresentaram a parceira com a Mobly, uma empresa de e-commerce de móveis. “Quisemos trazer a empresa aqui porque sabemos o peso que tem o fato de eles terem confiado em nós”, disse Vitor de Araujo Simões, fundador e CMO da Arquivei.
Daniel Peres, gerente de transporte da Mobly, e gerente fiscal, contam sobre os ganhos obtidos nessa união. Daniela revela que a empresa nasceu para vender móveis pelo e-commerce, a partir da experiência dos fundadores fora do Brasil. Hoje, a empresa está presente em sete países da Europa. “E-commerce é tecnologia e, se eu ofereço isso aos clientes, tenho que ter soluções que funcionem internamente”, afirma.
Ela conta ainda que, hoje, 100% das notas da empresa, em XML, estão na nuvem. E superar esse desafio não foi fácil: toda transação precisa de nota. “Sem o Arquivei, usávamos uma rede a que o transportador tinha acesso, ou o envio de e-mails. Isso gerava 4500 emails por mês, além de arquivos anexos. “Tínhamos também problemas de um gap de documentos – não recebidos ou não enviados. Isso nos garantiu maior acurácia no processo”, conta o rapaz.
Além disso, a empresa oferece redução do fluxo de informações, extratos analíticos, redução de custos e foco em atividades que geram valor.