Pesquisar
Close this search box.
/
/
A moda das lojas físicas

A moda das lojas físicas

"Com o advento do digital, uma grande parcela dos negócios que costumava ser feita em lojas físicas migrou para o online"

Fenômenos e modas vêm e vão. Às vezes eles voltam, criando um ciclo no tempo e no espaço. Este texto é dedicado a esses retornos, a uma época em que olhávamos as lojas como fenômenos.

Até os anos 1970, qualquer rua de qualquer cidade tinha um certo número de pequenas lojas vendendo produtos de uso diário, carnes, comida, livros, bicicletas e muito mais. O mundo ainda era definido por uma proporção fixa entre lojas e consumidores, no sentido de que uma loja cobria uma determinada área com uma certa quantidade de pessoas. Se a base de clientes crescia, o número de lojas acompanhava esse crescimento. Mas, normalmente, uma única loja não atraía todos os novos clientes. O crescimento era bem distribuído.

Nas décadas seguintes, no entanto, as lojas físicas se expandiram e os supermercados se tornaram uma parte significante das compras do dia a dia e passaram a cobrir áreas cada vez maiores. Com o advento do digital, uma grande parcela dos negócios que costumava ser feita em lojas físicas migrou para o online, e, com isso, surgiram as conversas sobre a iminente morte das lojas físicas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os rumores foram certamente exagerados mas, particularmente entre as livrarias, a mudança foi grande e muitas delas fecharam suas portas. A economia global digitalizada não é limitada por fronteiras, e gigantes como Amazon.com, que controla hoje uma grande fatia das vendas globais de livros, sabem disso. Mesmo grandes players do mundo físico tiveram que fechar lojas por causa da competição com o digital. Um grande exemplo é a Blockbuster (rede de locadoras), que sucumbiu em 2010.

Mesmo sabendo que lojas online são responsáveis por menos de 10% do varejo global, nos acostumamos à ideia de que o progresso é inevitável e as compras do futuro serão feitas online. Então, por que sequer tentamos abrir ou investir em lojas físicas em 2016?

Paradoxalmente, podemos encontrar a resposta na Amazon, que, contrariando todas as expectativas, abriu duas lojas físicas nos EUA. Isso pode parecer um renascimento da loja física em 2015 e em 2016. A verdade, no entanto, é que as lojas físicas e online podem coexistir, sendo o canal digital o mais relevante.

Ainda assim, as lojas físicas têm a vantagem de permitir aos consumidores sentirem e tocarem os produtos, experimentá-los e até mesmo conversar com um vendedor – que, no futuro, será mais um guia de showroom. Na Amazon, o físico e o digital se combinam. Nas lojas físicas, os preços são flexíveis – nós os conferimos na loja online – e clientes fiéis ganham melhores ofertas. Nesse sentido, o futuro das lojas físicas integra o digital e o analógico. Uma exceção são as lojas com produtos de nicho, onde a ambientação e um toque pessoal são essenciais. Curiosamente, lojas assim surgiam nos velhos porões, em ruas pequenas, e agora saboreiam um revival.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]