O cenário macroeconômico brasileiro já apresenta sinais de recuperação, mas, mesmo quando as expectativas não estavam muito positivas, o franchising não decepcionou. Segundo a última pesquisa de desempenho trimestral realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 8,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentre as opções disponíveis, as franquias de alimentação lideram o ranking de negócios abertos e bem sucedidos no segmento, tornando-se excelentes alternativas de investimento.
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Contudo, apesar da tendência de sucesso, antes de fechar o negócio é essencial que o futuro franqueado analise bem o histórico e como funciona a gestão da rede que pretende investir. Pois, por mais promissor que o segmento de alimentação seja, ele também envolve muitos riscos, como o controle de desperdícios e perdas.
Pode parecer um detalhe, mas, se a gestão da rede não tiver práticas e processos adequados para minimizar seus prejuízos, sua lucratividade pode ser muito afetada quando você assumir a operação de uma unidade. Para evitar que isso aconteça, vale observar alguns pontos.
O primeiro passo adotado por uma rede que preza pela minimização de perdas é o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e longa durabilidade ou na aquisição de insumos com essas mesmas características, caso a produção seja terceirizada. Também é importante que os mesmos sejam bem conservados e embalados para que não sofram danos durante o transporte para os pontos de venda da marca.
Outra característica essencial para o desenvolvimento dessa prática é a adoção do modelo de gestão e produção just-in-time. Nela, os produtos são pré-produzidos, mas finalizados apenas no momento em que são vendidos, ou seja, só saem sob demanda. Dessa forma, é possível evitar o preparo excessivo de comida, reduzindo assim o desperdício a praticamente zero. A atuação just-in-time também auxilia no controle de estoque do estabelecimento, uma vez que, demandas por reposição são mais bem controladas, evitando que a loja armazene mais do que é necessário ou perca a data de validade de seus produtos.
Para potencializar ainda mais os resultados na redução de desperdícios é interessante que franquia também trabalhe com um mix de produtos reduzido, que tenha por base as preferências dos consumidores da marca e ainda apresente uma certa versatilidade, como acontece nas empresas de monoproduto, por exemplo. Nesses modelos de negócio existe um produto principal, que é o carro chefe da marca, e que pode ser personalizado de acordo com o gosto do cliente sem grandes dificuldades.
Ao adotar essas medidas, a franquia além de contribuir com a sustentabilidade do planeta também estará reduzindo a perda de recursos financeiros. Todos saem ganhando. Portanto, na hora em que você for escolher a rede que mais se adequa ao seu perfil, pense nisso e suas chances de sucesso serão ainda maiores.
*Thaís Vargas é sócia-fundadora da franquia de churros gourmet Loucos por Churros