Pesquisar
Close this search box.
/
/
Millennials criaram um novo estilo de vida: o nomadismo digital

Millennials criaram um novo estilo de vida: o nomadismo digital

Por que esta geração está investindo neste novo jeito de trabalhar, que une turismo, trabalho remoto e conectividade?

O estilo de vida acelerado dos Millennials e um mundo cada vez mais conectado abriram portas a uma nova forma de se viver e trabalhar: o nomadismo digital.

“Beduínos” da nova era

Nômades digitais são pessoas que não possuem moradia fixa, e passam a vida viajando pelo mundo ao mesmo tempo em que trabalham de forma remota.

São profissionais que levam ao pé da letra o ditado “home is where the Wi-Fi is”, ou “o lar é onde a Wi-Fi está”.

Uma estatística de 2019, divulgada pela FlexJobs, mostrou que, entre os anos de 2005 e 2017, houve um aumento de 159% no número de trabalhadores remotos nos Estados Unidos. Hoje, 4,7 milhões, ou 3,4% da população americana, trabalha fora de ambientes profissionais fixos.

nomadismo digitalUm mês em Budapeste, outro em Seul

Com a crescente abertura das empresas ao home office e aos trabalhos freelancer, profissionais itinerantes e independentes do mundo todo têm trabalhado em locais públicos, com redes de Internet compartilhadas, como cafeterias, bibliotecas, espaços de coworking, hotéis e hostels.

Mas os nômades digitais, por excelência, são mais do que profissionais remotos: eles têm uma enorme paixão por viagens, e passam períodos de tempo limitados em cada lugar, carregando suas vidas em uma mochila nas costas.

Estilo de vida independente e conectado

Segundo a Investopedia, os nômades digitais tendem a ser trabalhadores jovens, que são encontrados nos múltiplos setores da economia do conhecimento: marketing, design, TI, redação, tradução, mídia, tutoria, consultoria, entre outros.

Podem ser tanto funcionários em contratos formais quanto freelancers ou terceirizados, com múltiplos clientes para que tenham renda necessária para sobreviver.

Poornima Gupta, professora de comportamento organizacional, comentou ao portal Entrepreneur que nômades digitais são uma “crescente classe de empreendedores, que incorporam o sucesso e a liberdade que um estilo de vida conectado pode proporcionar.”

Razões da popularidade

Um dos muitos fatores que contribuiu para a criação deste novo lifestyle foi a baixa dos preços das passagens após a globalização: há décadas, viajar de avião era um privilégio para as classes sociais mais altas. Hoje, sites de busca e comparação de preços de passagens abrem portas para que pessoas de múltiplas economias possam se aventurar pelas pontes aéreas.

nomadismo digital

O estabelecimento da União Europeia, do Mercosul e de outros tratados internacionais, na década de 90, também facilitou o transporte e deslocamento entre países, e é um dos grandes motores do nomadismo digital.

Outro fator relevante foi o surgimento e a ascensão de profissões que não dependem de alocação física para se trabalhar, como design, programação, marketing ou criação de conteúdo, para citar alguns exemplos.

A Internet 4G também abriu maiores possibilidades de trabalho remoto, e a chegada da 5G aponta para um crescimento ainda maior neste jeito de viver.

Banco de dados para nômades

Nomad List é um site que classifica cidades no mundo todo de acordo com o “escore nômade”, um índice baseado nas facilidades para este perfil profissional.

Aspectos como custo de vida, velocidade de Internet e Wi-Fi grátis, opções de entretenimento, segurança, disponibilidade de startups, nível de inglês e tolerância racial e de discurso, por exemplo, são levados em conta para o cálculo.

nomadismo digital

Neste mês, a Cidade do México figura como a melhor cidade do mundo para nômades digitais, com 4.83 pontos de um total de cinco. De acordo com os relatos publicados na plataforma, o baixo custo de vida, boa conexão de Internet, entretenimento e ótima recepção a estrangeiros faz desta cidade o destino certo para se explorar e trabalhar ao mesmo tempo.

São Paulo aparece em 29º lugar na lista, e é a única cidade brasileira a figurar no top 50. A capital paulistana tem um escore nômade de 4.12 e, assim como a Cidade do México, é vista como um local de excelente vida noturna, bons recursos de Internet e amigável com estrangeiros – mas peca na qualidade e segurança de tráfego, qualidade do ar e gratuidade de Wi-Fi.

Outras cidades populares na plataforma são Buenos Aires, Bangkok, Medellín, Budapeste e Lisboa.


+ MILLENNIALS

Millennials e Geração Z são menos propensos a cursarem faculdade, indica estudo
Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials
Millennials: 95% dizem sofrer com Burnout
8 em cada 10 Millennials preferem alugar ao invés de comprar um imóvel

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]