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Microsoft quer o fim dos palavrões no XBOX

Microsoft quer o fim dos palavrões no XBOX

Na última dia 14, a empresa americana, dona do game, anunciou filtros contra palavrões na troca de mensagens por texto. O próximo alvo é a mensagem por voz

As comunidades de jogos online são divertidos espaços para trocar informações sobre games ou até mesmo “trollar” um adversário que foi derrotado em uma partida. No entanto nem sempre elas ocorrem em ambiente amistoso. Basta entrar em salas de jogos virtuais e certamente você irá se deparar com palavrões e até mesmo injurias sexuais, raciais e de outra natureza.
Em um esforço para combater essas mensagens tóxicas, a Microsoft anunciou, no último dia 14, a inclusão de filtros de palavrões dentro dos chats da plataforma Xbox Live .
As informações estão disponíveis no blog (em inglês) da companhia. De acordo com o site da empresa, os usuários do Xbox poderão escolher entre quatro níveis de filtragem de conteúdo: Amigável, Médio, Maduro e Não Filtrado.

Após escolher o filtro, o “censor” funcionaria da seguinte maneira: a pessoa define os filtros de sua preferência e abre o chat da plataforma. Caso apareça uma mensagem que esteja acima do limite estabelecido pelo jogador, o censor entra em ação. No lugar do texto vai aparecer uma tarja com o aviso:  “mensagem potencialmente ofensiva”. O jogador poderá clicar e verificar o que foi dito – algo muito parecido com o filtro de material sensível que existe no Facebook, por exemplo.

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Vigilância da Voz

O próximo passo, segundo a imprensa internacional, é filtrar as mensagens por voz e que são ditas ao longo das partidas. De acordo com uma reportagem do The Verge, a Microsoft Research, unidade de pesquisa da companhia, já estaria tentando uma tecnologia que permite transcrever a fala para o texto em tempo real.
“O que começamos a experimentar é algo como: ‘ei, se estamos traduzindo o texto em tempo real, e temos esses recursos de filtragem, o que podemos fazer em termos de bloquear possíveis comunicações em uma configuração de voz?”, disse Dave McCarthy, chefe das operações Xbox da Microsoft ao site The Verge.

Crédito: Microsoft

Em outro momento da reportagem, o site cita uma entrevista com Rob Smith, gerente de programa da equipe de engenharia do Xbox Live. Ele admite que o “objetivo final” seria criar um sistema que pudesse “detectar uma frase ruim (em conversa por voz) e emitir um sinal sonoro para usuários que não querem ver isso”.
“Se realmente queremos realizar nosso potencial como indústria e fazer com que esse meio maravilhoso chegue a todo mundo, simplesmente não há lugar para isso”, concluiu McCarthy.

Speech analytics

O sistema de conversão de voz para texto não é algo novo dentro do universo do relacionamento para o cliente. Uma das tecnologias para esse tipo de finalidade é o chamado speech analytics, que é usado em algumas centrais de telemarketing no mundo.
Hoje, por meio dessa ferramenta, uma máquina captura e transcreve a conversa em tempo real. Em muitos casos, essa tecnologia tem sido usada para entender o comportamento do consumidor.


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