Depois de obter a aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos e do Reino Unido, a Microsoft, controladora da Xbox, concluiu a aquisição da desenvolvedora Activision Blizzard – dona de franquia de jogos como Call of Duty, Diablo, Warcraft, Overwatch e Crash Bandicoot – por quase US$ 70 bilhões. A compra é considerada uma das maiores da indústria de videogames, tanto pelo valor do negócio quanto pelo potencial para o setor.
A combinação criou, segundo levantamento da consultoria Newzoo, a segunda maior empresa de capital aberto do setor de games em faturamento, com US$ 5,41 bilhões. O negócio supera a receita da Apple e da Sony, ficando atrás apenas da chinesa Tencent, que registra uma receita de US$ 7,56 bilhões.
O negócio, anunciado em janeiro de 2022, precisou obter a aprovação de órgãos antitruste em mais de 40 países, incluindo Brasil, União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido. Para obter a aprovação do último, a Autoridade de Competição e Mercado (CMA), a Microsoft concordou em abrir mão da exclusividade de jogos da Activision Blizzard, compartilhando os direitos com a francesa Ubisoft, que terá os direitos de streaming de todos os jogos lançados pela desenvolvedora, além dos que ainda serão lançados pelos próximos 15 anos.
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Concorrência de jogos
A principal preocupação da CMA em relação à fusão se deu em relação à exclusividade de reprodução e distribuição dos jogos da Activision Blizzard pela Microsoft. Hoje, a companhia fundada por Bill Gates e detentora da Xbox, conta com a plataforma Xbox Game Pass de streaming de jogos e o xCloud, de cloud gaming que, em agosto, registrou 30 milhões de usuários – sem incluir os usuários do serviço Xbox Game Pass Core, no qual se estima 60 milhões de assinantes.
O mercado de jogos em nuvem é emergente, mas já possui forte aceitação por parte dos jogadores – e nesse quesito, a Xbox é a líder. Segundo a CMA, a Xbox possui um market share de cerca de 60% e 70% na modalidade. A vantagem para o player é que, em vez de comprar um console de jogos, que geralmente são caros, é possível jogar em qualquer plataforma, como PCs, notebooks e até smartphones. Além da Xbox, companhias como Sony, detentora do Playstation, e Nintendo, do Nintendo Switch, já adotam o modelo.
Além disso, a Activision Blizzard é dona de franquias bastante adoradas por players ao redor do mundo e que, hoje, são jogadas em diferentes consoles – como o Playstation, principal rival da Xbox. Um dos principais receios da Sony ao longo do processo antitruste é que a compra limitasse acesso a esses jogos nas plataformas do Playstation, em especial a franquia de jogos Call of Duty.
Mais jogos, mais acesso
No entanto, para liberar a aquisição, a CMA determinou mudanças no acordo de forma a não ferir a concorrência, e essas decisões impactam diretamente na experiência de jogadores em diversas plataformas. Assim, a Xbox concordou em ceder os direitos de distribuição de jogos da Activision Blizzard via cloud para a Ubisoft, empresa francesa responsável por franquias como Asssassin’s Creed e Far Cry. Na prática, isso significa que jogos como Hearthstone, Guitar Hero e Diablo estarão presentes não só na plataforma da Xbox, mas também no serviço de cloud gaming Ubisoft+.
A Ubisoft também recebeu outra vantagem: poderá licenciar os jogos para outras empresas, sendo a única além da Microsoft a poder, além de distribuir os títulos aos jogadores, mas liberá-los para outras marcas.
O cenário é diferente do que aconteceu em 2020, quando a Microsoft comprou a ZeniMax Media, dona da Bethesda Softworks parceiras, por US$ 7,5 bilhões. À época, a empresa estava prestes a concluir a produção do jogo Starfield, que mostrava indícios de que poderia ser exclusivo para Playstation, da Sony. Com a aquisição, aconteceu o oposto: Starfield é hoje um jogo exclusivo para Xbox, que alcançou 10 milhões de usuários nas primeiras semanas de lançamento, sendo o segundo maior lançamento do Xbox Series X/S.
Call of Duty – uma das séries de jogos mais vendidas para a plataforma Playstation –, no entanto, não será exclusiva do Xbox. A Microsoft concordou também em lançar os jogos da franquia para consoles concorrentes, Playstation e Nintendo, pelos próximos dez anos, ao menos. A franquia já vendeu mais de 425 milhões de cópias, com uma receita de mais de US$ 30 bilhões globalmente.
Diferentemente do que foi imaginado pelos jogadores e pelas empresas da indústria de jogos, a compra não limitará o acesso a jogos nas diferentes plataformas – pelo menos, por enquanto. Pelo contrário, até o momento, a regra do jogo é expandir o acesso. Alguns jogos da Activision Blizzard deverão chegar às plataformas do Xbox, como Xbox Game Pass e xCloud ainda esse ano. Já o desejado Call of Duty e a série Diablo deverão chegar às plataformas apenas no ano que vem. Além de poder acessar os jogos nas plataformas de streaming e cloud da Xbox, os jogadores ainda poderão aproveitar os títulos em outros consoles.