Tem mãe em São Paulo que vai ficar sem presente, segundo sondagem realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A pesquisa mostra que 59% dos entrevistados estão dispostos a comprar presente para o Dia das Mães – percentual menor que os 62% registrados no ano passado.
E mesmo aqueles que vão comprar os presentes pretendem gastar menos, cerca de R$ 57, contra R$ 65 de 2014 – uma queda real de mais de 20%, segundo a federação.
O motivo para a queda é simples: 52,2% sentem que estão com poder de compra menor e com maior risco de perderem o emprego. A inadimplência é outro motivo: 38,6% dos que não vão presentear a mãe afirmaram que não vão fazê-lo porque estão endividados.
Diante disso, a Federação afirma que este ano o Dia das Mães não será bom para o comércio, e aposta em uma queda de até dois dígitos no faturamento real de segmentos como roupas, acessórios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Mas é possível uma recuperação após a data, uma vez que 55% dos consumidores disseram que comprariam o presente depois para aproveitar promoções. Veja infográfico.
Arte: FecomercioSP
Leia mais
Dia das Mães sofrerá com a instabilidade econômica