Na última semana, a CNC (Confederação Nacional do Comércio) mostrou que os brasileiros estão menos propensos a comprar no primeiro mês do ano. Não poderia ser diferente em São Paulo. Pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostra que ocorreu queda de 12,9% na intenção de compra dos paulistanos em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Com a queda, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou a 108,6 pontos. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos mostra a satisfação do consumuidor em relação ao futuro.
Na comparação mensal, frente a dezembro de 2014, houve estabilidade, com leve queda de 0,1%.
Dois itens que compõem o índice se destacam com a pior pontuação da série histórica: Emprego atual, que registrou queda de 6,8%, frente a janeiro de 2014; e Perspectiva de consumo, cuja queda foi de 25,3%.
O resultado, segundo a Federação, sinaliza menor consumo das famílias nos próximos meses, em razão de uma queda no otimismo quanto à situação profissional, uma vez que os entrevistados não sentem estabilidade no emprego.
Para a Federação, “a expectativa para os próximos meses de 2015 é de que o índice permaneça em queda devido aos reajustes de energia, IPTU, transporte público, custos que pesam diretamente no bolso do consumidor e afetam o poder de compra das famílias”.
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