/
/
Maioria das famílias paulistanas possui alguma dívida em aberto em setembro

Maioria das famílias paulistanas possui alguma dívida em aberto em setembro

O cartão de crédito continua sendo a principal dívida das famílias da cidade de São Paulo. Número de inadimplentes também cresceu. Confira

A maioria (54,4%) das famílias da cidade de São Paulo está com algum tipo de dívida. O levantamento, referente ao mês de setembro, foi feito pela FecomercioSP e aponta um aumento de quase 120 mil no número de famílias endividadas quando comparado ao mesmo mês de 2016.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Na comparação mensal, entre agosto e setembro, a quantidade de famílias que comprou a prazo, pediu algum tipo de financiamento ou usou crédito especial também cresceu. No mês anterior o registro foi de 53,4%.

Divisão por salário

As famílias que ganham até dez salários mínimos são as mais endividadas. Para elas, a quantidade de endividados representou 58,3%, a maior proporção desde setembro de 2015.
Já entre os mais ricos, cujas famílias possuem renda superior a dez salários mínimos, a quantidade daqueles que contraíram alguma dívida em setembro cresceu 3,4 pontos percentuais em comparação a agosto, atingindo 43,1%.

Inadimplentes

A quantidade das pessoas que não estão honrando o pagamento de suas dívidas também cresceu e atingiu em setembro uma proporção de 20,3% em comparação aos 19,9% registrado no mês passado. O número é o maior patamar desde maio de 2012.
A instituição justifica o momento com o número alto de desemprego. Segundo o levantamento, a proporção de famílias que não conseguirá pagar as contas em atraso em outubro e continuarão na lista dos inadimplentes permaneceu estável (9,5%) em setembro, mantendo-se no maior patamar desde agosto de 2004.
Famílias com rendas mais baixas também lideram a lista dos inadimplentes, com 25% em setembro. Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a quantidade de pessoas com contas atrasadas atingiu 9,3% no mesmo período.

Tipos de dívidas

O cartão de crédito continua sendo o principal vilão dos endividados, usado por 71,2% das famílias. Os carnês (14%), financiamento de casa (12,2%), crédito pessoal (11,7%), financiamento de carro (10,9%), cheque especial (5,6%) e crédito consignado (4,2%) completam a lista.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]