A intenção dos brasileiros de comprar presentes para o Dia das Mães aumentou entre 2015 e 2016, mostrou levantamento realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Ao todo, 49% dos brasileiros vão comprar presentes para a data, em rlação aos 46% que mostraram essa intenção no mesmo período do ano passado.
A pesquisa mostrou ainda que 50% que não têm essa intenção de comprar presente. Já 1% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
“A pesquisa reforça o apelo que essa data comercial tem junto aos consumidores, que vão priorizar compras à vista – em outras palavras, itens de menor valor. Isso acontece em virtude das incertezas que pairam nesse momento sobre a economia e a política do Brasil”, comentou, em nota, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp).
A intenção do brasileiro de comprar itens mais baratos deve se refletir no faturamento do setor. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), as vendas do Dia das Mães devem registrar o pior número em 12 anos.
“Não significa, porém, que os sonhos de consumo de presentes melhores tenham desaparecido. Tão logo essa insegurança diminua, o consumidor voltará a gastar mais”, acredita Burti.