Atualmente, os consumidores passam 70% do tempo de consumo de mídia no digital. Esse cenário mostra o quanto a tecnologia tem mudado o jeito como as pessoas consomem conteúdo. Diante disso, a Meta tem alcançado 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo, diariamente, segundo dados da empresa apresentados durante o Meta Festival. Com isso, a big tech tem utilizado a Inteligência Artificial (IA) para impulsionar o crescimento de negócios e potencializar conexões.
“Metade do conteúdo que as pessoas veem hoje no Instagram já é recomendado pela Inteligência Artificial”, comenta Conrado Leister, VP e diretor geral da Meta no Brasil. “Os criativos publicitários impulsionados pela IA aumentam a relevância dos anúncios em até 30%, e geram 25% a mais de interação e 15% de performance”.
Recentemente, a empresa lançou a solução Meta IA no Brasil que, hoje, é utilizado por mais de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Ainda segundo Conrado, esses avanços têm se tornado uma opção mais tangível para o dia a dia. “Na Meta, temos uma missão de criar um futuro em que as pessoas possam se conectar de forma cada vez mais significativa, utilizando a tecnologia para facilitar essas conexões e torná-las mais acessíveis para todo mundo”, pontua.
Entre as mudanças feitas pela empresa, está a criação do Llama, tecnologia própria de IA da Meta. A ferramenta já teve mais de 500 milhões de downloads. “A criação é incrível e queremos prosseguir com isso, porque é a base de tudo que construímos”, frisa Jon Carvill, diretor de Comunicação para IA na Meta. Ele reforça que a função dessa ferramenta é tirar algumas tarefas que os usuários das redes sociais não gostam de fazer.
A empresa disponibilizou também para os usuários do Brasil a Meta IA para o WhatsApp. O objetivo é que, nos próximos meses, a ferramenta esteja disponível em todas as outras redes da empresa. “Queremos estar onde você está”, reforça Jon. Além disso, uma novidade que será lançada no Brasil é a Meta IA com voz, que atualmente, não existe no idioma português. O objetivo é fazer com que tenha uma diversidade de vozes naturais, que não se pareçam com um robô.
Criação de conteúdo
Agora, a plataforma tem trabalhado em ferramentas que apoiam criadores de conteúdo. Entre as novidades, está a possibilidade de usar a IA da empresa para fazer uma lista de cenas para criação de vídeo. Porém, Jon ressalta que, para o bom uso da tecnologia, é necessário apresentar uma boa descrição do seu objetivo durante a criação do prompt. “Quanto mais informação for dada, mais resultado terá. Quanto mais especificações, mais incrível o resultado, e nós encorajamos a usar nesse sentido”, aconselha.
Dentro do estúdio de criação da Meta, também será possível criar imagens. Porém, diante da popularidade que essa ferramenta pode alcançar no Brasil, todas as ilustrações geradas pela Inteligência Artificial terão uma marca d’água para informar aos demais usuários que o desenvolvimento aconteceu com o uso de IA. A ideia é que essas disponibilizar uma ferramenta que possibilite a elaboração de produtos visuais que retratam o usuário em um recorte de tempo.
Jon comentou ainda durante o Meta Festival que há muitas inovações no horizonte a partir do uso da Inteligência Artificial, como tradução em tempo real dos Reels de Instagram para que os criadores de conteúdo alcancem novos públicos em todo o mundo.
Experiência de IA
Para 2025, a empresa disponibilizará uma ferramenta para os consumidores da América Latina que possibilitará que qualquer usuário de suas redes sociais tenham o próprio personagem, criado a partir da IA, com base nos seus interesses. Essa novidade já está disponível nos Estados Unidos.
“É uma maneira interessante de usar a Inteligência Artificial para multiplicar interesse e se divertir nesse caminho. Tudo é possível com o AI Studio, e isso vai ficar disponível para todos”, reforça.
Com o AI Studio os usuários das redes sociais da Meta, sejam consumidores ou criadores de conteúdo, poderão criar uma “réplica de si”. É como se fosse uma incorporação do usuário, que será treinada com dados para interagir com os seguidores no momento em que o dono do perfil está ocupado com outras questões do dia a dia. Porém, ele terá todo controle do que está sendo feito pela ferramenta de Inteligência Artificial.
No caso dos criadores de conteúdo, terão uma interface que cria uma versão real da pessoa que pode, inclusive, conversar com seguidores por facetime. “Mal posso esperar para ver o que você vai criar com IA”, finaliza Jon.