A Meta anunciou uma série de inovações com o objetivo de mudar o cenário da publicidade digital. Com o anúncio, a empresa destacou como seus investimentos em Inteligência Artificial (IA) e novas configurações de campanhas têm ajudado anunciantes – desde negócios digitais nativos e de rápido crescimento até grandes marcas globais – para alcançar resultados expressivos.
Segundo Garrick Tiplady, chefe global de mercado intermediário da Meta, os anunciantes que utilizam as soluções da empresa se destacam por serem nativos digitais, com crescimento acelerado e por alavancarem constantemente as ferramentas da empresa para promover a demanda. “Estamos deixando nossas ferramentas mais poderosas ainda mais simples de usar”, afirma.
Atualizações e investimentos para 2025
Entre os anúncios feitos, está o início dos testes para anúncios no Threads. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 320 milhões de usuários ativos. Com isso, a companhia espera que, em 2025, a Meta AI seja assistente líder global, atendendo mais de um milhão de pessoas. Nesse cenário, o Llama 4 será lançado como modelo de IA de última geração, e um novo “engenheiro de IA” já está sendo desenvolvido para contribuir com os esforços de pesquisa e desenvolvimento.
Para dar suporte a esse projeto, a Meta anunciou um investimento de US$ 60 a US$ 65 bilhões em CapEx – valor que inclui a construção de um data center com dimensões tão expressivas que sua pegada poderá cobrir uma parte significativa de Manhattan. Esses investimentos farão com que, nos próximos anos, seus principais produtos e negócios sejam continuamente aprimorados por meio da IA, proporcionando um desempenho superior aos anunciantes.
Resultados e desempenho no quarto trimestre
Segundo os resultados do quarto trimestre de 2024, mais de 3,3 bilhões de pessoas utilizam pelo menos um dos aplicativos da Meta diariamente, com crescimento constante de usuários ativos no Facebook, Instagram e WhatsApp – tanto no cenário global quanto nos Estados Unidos.
A implementação do sistema de aprendizado Andromeda permitiu uma personalização mais eficaz na segmentação de anúncios, elevando a qualidade dos mesmos em 8%. Além disso, mais de 400 milhões de anunciantes passaram a utilizar ferramentas criativas baseadas em IA generativa, reforçando o potencial do negócio publicitário da empresa.
Entre os casos de sucesso, está o de uma empresa de carteiras diretas ao consumidor que utilizou ferramentas de IA generativa para criar anúncios com maior agilidade. Essa estratégia resultou em um aumento de 14 p.p. na lembrança dos anúncios e 17,5 p.p. na conscientização da marca sem auxílio de campanhas assistidas.
Na América Latina, a L’Oréal Skin Care se destacou ao utilizar o Shopping Advantage+, modelo de publicidade automatizada que usa aprendizado de máquina para otimizar campanhas de e-commerce, e Partnership Ads, alcançando um retorno de 9 vezes sobre o investimento em anúncios e reduzindo em 35% o custo por compra.
Novas ferramentas da Meta
A Meta anunciou ainda o teste de uma nova configuração simplificada de campanhas que visa maximizar os resultados por meio da IA. Os anunciantes poderão escolher entre a campanha manual tradicional e a opção Advantage Plus, que integra recursos avançados de otimização, como Advantage Plus Audience, Placement e Budget. Um novo rótulo – “Advantage Plus: ativado ou desativado” – facilitará a identificação de campanhas que utilizam esses recursos, sem impedir que ajustes manuais sejam feitos de acordo com a necessidade.
Além disso, a empresa lançou o Advantage Plus Leads, uma solução desenvolvida a partir de ofertas frequentes de anunciantes. Com essa ferramenta, as campanhas poderão otimizar a geração de leads de alta qualidade, em média, o custo por lead qualificado em 10% e o custo por lead em 14%.
Outra inovação foi o Opportunity Score, uma ferramenta que fornece recomendações personalizadas para a implementação de melhores práticas e para a melhoria do desempenho das campanhas. Combinando um conjunto de recomendações validadas e uma pontuação que varia de 0 a 100 – onde 100 indica conformidade total com as melhores práticas – uma ferramenta permite que os anunciantes identifiquem oportunidades de aprimoramento com apenas alguns cliques. Nos testes iniciais, os anunciantes já registraram uma redução mediana de 5% no custo por resultado.
O que vem por aí?
Segundo a Meta, a jornada em IA já está em um estágio avançado. Após anos de investimento em infraestrutura e desenvolvimento de sistemas capazes de personalizar conteúdos e promover campanhas, a próxima fase passará a integrar a diversificação criativa como diferencial competitivo – com a IA generativa desempenhando papel essencial no novo cenário.
Nas próximas semanas, mais anunciantes terão acesso à nova configuração simplificada do Advantage Plus e ao Opportunity Score por meio dos gerenciadores de anúncios da Meta. O objetivo é transformar a maneira como os anunciantes maximizam seu desempenho, com soluções que combinam tecnologia de ponta e personalização, pautadas no feedback dos usuários.
*Foto: Shutterstock.com / Tada Imagens