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Geração Alpha: o que os adolescentes fazem com a “mesada digital”

Geração Alpha: o que os adolescentes fazem com a “mesada digital”

Mercado Pago analisa hábitos dessa faixa que gasta, em média, R$ 270 por mês: supermercado, fast foods e restaurantes lideram ranking de consumo

Os adolescentes da Geração Alpha, nascidos a partir de 2010, já começam a consumir sozinho e mostram sua preferência de compras. De acordo com um levantamento realizado pelo Mercado Pago que trouxe à tona os hábitos de consumo e comportamento financeiro dos adolescentes, eles movimentam, em média, R$ 268 por mês, e têm preferência pelo Pix como meio de pagamento. O segundo meio mais utilizado é o cartão de débito.

Uma conta corrente monitorada é o primeiro passo rumo à responsabilidade financeira, um estímulo para aprender a lidar com o dinheiro com a independência desejada, enquanto os pais podem proporcionar um ambiente seguro para o desenvolvimento dessa autonomia. O engajamento na conta do Mercado Pago tem sido notável, o que sugere que pais e filhos estão engajados. Foram mais de 23 milhões de transações em pagamentos em junho deste ano.

“Acreditamos que a conta digital permite que o adolescente conquiste uma autonomia importante para gerir suas finanças, o que o ajudará a ampliar o seu conhecimento sobre gestão financeira e, consequentemente, a manter suas contas em ordem no futuro. Além disso, entendemos que também é muito vantajoso para os responsáveis, porque possibilita o acompanhamento com segurança, mas dando a flexibilidade do adolescente poder definir quando irá ou não fazer um Pix, por exemplo”, destaca Ignacio Estivari, head de Banco Digital do Mercado Pago.

Leia mais:
Consumidores da geração Alpha ditam novo ritmo para as marcas

Como a geração Alpha compra?

Os hábitos de compras também foram observados no estudo. Até junho de 2023, os menores com conta no Mercado Pago realizaram quase 400 mil transações de compras no Mercado Livre, ressaltando a familiaridade dessa geração com as tecnologias financeiras e a crescente digitalização das transações.

O levantamento revela uma realidade em que a Geração Alpha busca praticidade e segurança em suas transações, adaptando-se ao cenário financeiro cada vez mais integrado e digital. O uso frequente do Pix e do cartão de débito aponta para a necessidade de uma abordagem educativa sobre educação financeira desde cedo, visando desenvolver habilidades para uma gestão financeira responsável ao longo de suas vidas adultas.

O segundo meio de pagamento mais utilizado é o cartão de débito. “A conta Menor Idade alia a independência que os adolescentes gostam com a segurança que os pais precisam para dar autonomia financeira aos filhos”, diz Ignácio Estivariz. “Além disso, com a conta, estimulamos uma importante conversa sobre educação financeira entre pais e filhos, que vem crescendo a cada dia”, complementa.

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Hábitos de compras dos Alphas

Quando compram alguma coisa com seus pais, os jovens têm uma colisão de gerações. As crianças e seus pais ainda compram a maioria das coisas em supermercado (29%). No entanto, a Amazon aparece logo atrás, com 26% da preferência.

Para os próximos 10 anos, a pesquisa mostra que o consumo online se tornará mais presente na experiência de compras. Quando perguntados qual seria a o meio de consumo favorito dentro de 10 anos, 21% dos jovens disseram que seria comprar via mobile, 19% em lojas físicas, 10% por meio de assistentes de voz, e 5% responderam que a forma preferida de consumo seria via redes sociais.

Em 2023, até o mês de junho, os menores que têm conta no Mercado Pago fizeram quase 400 mil transações em compras no Mercado Livre.

Por categoria, os menores de idade consomem mais:
1. Supermercados
2. Fast Foods
3. Restaurantes
4. Lojas de departamento
5. Serviços
6. Farmácias
7. Moda
8. Docerias
9. Transporte por aplicativo
10. Loja de cosméticos

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Quem é a geração Alpha

A pesquisa “Generation Alpha: Preparing for the future consumer”, publicada pela Wunderman Thompson Commerce, foi à campo para entender como se comporta e o que busca a nova geração de consumidores.

O estudo foi realizado com 4.003 jovens dos Estados Unidos e Inglaterra entre 6 e 16 anos, o que abrange a Geração Alpha e uma parte da Geração Z, que reúne pessoas nascidas entre meados dos anos 90 até 2009.

Os resultados mostram que a nova geração de consumidores espera entregas em um dia, formas de pagamento extremamente rápidas, programas de fidelidade e empresas com valores éticos e de inclusão social.

Conta tal pai, tal filho

Os adolescentes que desejarem ter uma conta Menor Idade precisam baixar o app do Mercado Pago, seguir o passo a passo com documentação e cadastro e indicar quem vai autorizar a abertura da conta, que deverá ser confirmada por e-mail.

O novo cliente recebe um cartão de débito isento de tarifas e herda o mesmo nível de Mercado Pontos do responsável. Além disso, o consumidor Alpha poderá cadastrar uma chave Pix, sacar em caixas eletrônicos, recarregar o celular e fazer compras online, inclusive de gift cards.



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