/
/
As mentiras da IA e o que está por trás delas

As mentiras da IA e o que está por trás delas

A confiabilidade de uma IA depende da qualidade da base de dados; e isso será determinante para o futuro da tecnologia.

Você confia em todas informações geradas por modelos de Inteligência Artificial? São muitas as expectativas que envolvem o uso da tecnologia, mas nem sempre é possível confiar totalmente nela. Em algumas situações, elas podem contar “mentiras” de forma bastante convincente, até porque a própria ferramenta não entende que se trata de uma informação incorreta.

Jim Webber, cientista-chefe na Neo4j, traz um exemplo concreto disso. Ele questiona o GPT-3.5, antigo modelo de linguagem da OpenAI. “Se cinco camisetas levam uma hora para secar ao sol, quanto tempo dez camisetas levarão?”. A resposta natural seria “uma hora”, mas a IA entende que o dobro de camisetas levará o dobro do tempo para secar – e ainda traz uma fórmula matemática para justificar a reposta “duas horas”.

“Como humanos inteligentes, entendemos que a energia do sol é tão grande que secar cinco ou dez camisetas não muda nada. Mas a IA apresenta uma justificativa aparentemente lógica, com total confiança. Se você não fosse um ser humano esperto, você acreditaria nisso como verdade absoluta. Nessa situação em específico, as consequências são pequenas – as camisetas só secariam mais rápido. Mas, e se fosse uma decisão de negócio baseada nesse tipo de raciocínio?”, alerta Webber em sua fala no Web Summit Rio.

O atual modelo GPT-4o já possui uma resposta diferente, e assertiva, para essa pergunta. A tecnologia aprendeu com as interações e foi treinada para raciocinar da forma correta.

Reprodução: ChatGPT.

Esse é um exemplo claro de que os dados usados para treinar os modelos de IA são determinantes para a confiabilidade e a qualidade das informações geradas. “E, falando de uma forma visual, a maioria dos dados está mal estruturada para o uso da IA. As empresas podem até tê-los em tabelas, colunas, chaves e valores, mas nada disso é particularmente descritivo ou representativo do mundo real. Como cientista da computação, posso dizer: o mundo dos dados é altamente associativo. Se entrar ‘lixo’ nos bancos de dados, sairá ‘lixo’“, explica Jim Webber.

A ausência de dados estruturados e prontos para serem lidos pela IA é, segundo o cientista, um dos principais fatores para cerca de 1⁄4 dos projetos voltados para a tecnologia não entregarem valor real. Eles estão presos a bases duvidosas e incapazes de atender às expectativas postas em cima da IA.

A importância dos grafos de conhecimento

O caminho para resolver o problema de acessibilidade dos dados e das “mentiras da IA” são os grafos de conhecimento, estrutura que organiza as informações e consegue conectá-las para além da busca por palavras-chave. A partir disso, padrões técnicos como o RAG (retrieval-augmented generation) são utilizados para gerar respostas com base em contexto.

Mas, com a tecnologia disponível hoje, é possível fazer muito mais. Os chamados Graph RAG utilizam o grafo de conhecimento como fonte do contexto. “Ele percorre o grafo para buscar fatos relevantes, insere no modelo e obtém respostas mais precisas. Um estudo do cientista Juan Sequeda mostra que, com o RAG usando base relacional, a precisão aumenta em 16%”, explica Webber.

Apesar dos grafos não serem algo novo, eles serão os grandes responsáveis pelo sucesso da Inteligência Artificial agora e no futuro. Principalmente na nova era dos Agentes de IA que se inicia.

É o que afirma Jim Webber: “Logo, os agentes que usam IA para conectar APIs, criar consultas e realizar tarefas, irão evoluir para agentes múltiplos que se coordenam como um enxame de IA, resolvendo tarefas extremamente complexas. Mas tudo isso depende de uma base de dados de qualidade, e essa base, no século XXI, será cada vez mais um grafo de conhecimento.

IA emocional

A evolução das estruturas de IA e a qualidade das bases de dados resultam em uma Inteligência Artificial emocional, capaz de compreender contextos e emoções. Esse é o futuro do Customer Experience (CX), e já está transformando a maneira como empresas se relacionam com os clientes.

No IACX, seminário realizado pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão, lideranças compartilharão estratégias e desafios para colocar essa tecnologia revolucionária em prática.

O evento será realizado no dia 6 de maio e terá transmissão online. Inscreva-se já e não fique de fora do futuro do CX!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]