Com o nível de importância que os celulares têm hoje na vida das pessoas, a escolha da operadora é sempre uma dúvida importante. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza anualmente uma pesquisa de opinião com os brasileiros com o intuito de saber qual o nível da satisfação das pessoas com suas operadoras de telefonia. Baseado nos resultados de 2017, o site Melhor Plano elaborou um raking com o desempenho das empresas em todo o Brasil.
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Os resultados dividem o serviço entre pós e pré-pago e analisa diversos pontos do estudo. Por exemplo, o Indicador de Satisfação Geral, que mede o desempenho do serviço como um todo; o Indicador de Funcionamento, que mede a qualidade das ligações e utilização da internet móvel; a Velocidade de navegação; e o Indicador de Canais de Atendimento, que mede a eficácia da comunicação da operadora com os clientes.
A partir desses resultados, a empresa avaliou a melhor operadora em cada estado do Brasil. Confira:
Infográfico: Fernanda Pelinzon, Grupo PadrãoNo site da empresa, também é possível acessar um mapa interativo com mais dados sobre cada companhia, além de seus respectivos indicadores em cada estado.
Satisfação
No ranking de Satisfação Geral da categoria pré-pago, todas as empresas ficam com nota abaixo de 8. As notas podem variar de 0 a 10. O Top 3 é composto por Sercomtel (7.8), Algar (7.3) e Vivo (7.0).
Com relação aos serviços pós-pagos, a Porto Seguro obteve nota 8.1. Em seguida, vem Vivo e Nextel, ambas com 7.0