/
/
Como conquistar o melhor desempenho da equipe de vendas

Como conquistar o melhor desempenho da equipe de vendas

Vendedores precisam estar preparados para proporcionar uma boa experiência aos clientes

A pandemia provocou o maior crescimento do e-commerce dos últimos 20 anos. De acordo com relatório da Ebit|Nielsen, o faturamento com as vendas online cresceu 47% nos primeiros seis meses de 2020. Com 7,3 milhões de novos consumidores no período, o setor chega à marca de 41 milhões de usuários ativos. Nesse cenário as lojas físicas voltam a reabrir e, para conquistar bom desempenho nas vendas deste canal, as empresas precisam estar muito bem preparadas – principalmente a equipe de vendas.

Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da consultoria multidisciplina Prosphera Educação Corporativa, explica que o vendedor é uma parte importante do processo que gera a satisfação e experiência positiva ao cliente. “Ele deve compreender o que o cliente precisa ou deseja, buscar as melhores alternativas para trazer um benefício dentro dessa expectativa. Precisa estar sempre atualizado e buscar melhores práticas de um bom atendimento, tudo isso associado à novas ferramentas de comunicação e gestão deste relacionamento para que não se esqueça dos detalhes de cada cliente e dos compromissos assumidos”, afirma.

Para que isso aconteça, a gestão precisa trabalhar no sentido de manter os vendedores motivados, deixar as metas claras e oferecer os caminhos para que sejam alcançadas, além de abrir um canal de comunicação para resolução de problemas com facilidade.

Vendedor preparado

Matsumoto explica que um dos grandes problemas da equipe de vendas é a capacitação. Para ele, um vendedor precisa ter dois tipos de competência. A primeira é comportamental, como comunicação, persuasão, proatividade, auto motivação e resistência à frustração, o que depende muito da personalidade e das experiências de vida. A segunda é técnica, está relacionada com vendas e negociação e pode ser orientada e treinada pelo gestor.

O principal foco da equipe de vendas deve ser na experiência do cliente. Foto ilustrativa: Pexels

Mas, neste momento de pandemia isso vai além: os profissionais precisam passar segurança, em todos os sentidos, para os clientes. “A maior arma contra o medo e a insegurança é o conhecimento. A empresa deve treinar sua equipe com os protocolos de segurança para que evitem, ao máximo, a possibilidade de contaminação. Os vendedores se sentindo seguros, certamente irão transmitir essa segurança para os clientes”, afirma o especialista.

Além disso, em um mundo cada vez mais conectado, é importante que esses vendedores estejam prontos para utilizarem ferramentais digitais. O WhatsApp, por exemplo, é um canal de contato que se tornou bastante importante para o varejo durante a pandemia, criando uma maior aproximação com o cliente. É preciso ter disciplina e preparo para gerenciar o volume de contatos e ser eficiente no pós-venda para ganhar a preferência do cliente.

Trabalho da gestão

Por trás de uma equipe de vendas preparada e eficiente, existe uma boa gestão. Haroldo afirma que ela é responsável pela melhoria contínua de cada vendedor, a partir da análise de dificuldades, sugestões de atividades para atingir resultados, apoio socioemocional e promoção de um ambiente propício para desenvolvimento. O acompanhamento de resultados e a manutenção da cultura da empresa na mente e atitude do time de vendas também é de extrema importância.

“A comunicação deve ser de cooperação, se o time tiver maturidade; e tutela, caso seja uma equipe nova ou que houve desvio do planejamento, enfim, para cada situação individual e da equipe, o líder deve modular seu estilo de liderança”, diz o especialista que completa: “O gestor é a chave principal para compreender e alinhar os objetivos pessoais com os profissionais alinhados ao objetivo estratégico da área comercial. É uma tarefa difícil, mas importante para que as pessoas estejam juntas na mesma direção e dedicando esforço com geração de resultados ao mesmo tempo que se cria vínculos pessoais e que fortaleçam o trabalho em equipe”.

Por falar de trabalho em equipe, a comissão colabora para a motivação, mas precisa ser muito bem pensada. Para Matsumoto, a meta deve ser dada sempre de acordo com a capacidade de cada vendedor e a comissão tem que ser individual, para premiar o esforço e a meritocracia, mas acompanhada de uma premiação em equipe, estimulando que um ajude o outro.


+ Notícias 

Jornada phygital transforma empresas

Pandemia tem efeito catastrófico em livrarias do Brasil, apontam especialistas

Facebook Shops: rede social terá função de compras online


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]