/
/
O que falta para o contactless emplacar no Brasil?

O que falta para o contactless emplacar no Brasil?

Carteiras digitais já são implementadas pelo mundo e despontam como o futuro dos meios de pagamento . Mas por que ainda não se popularizaram no País?
Legenda da foto

Nem todo mundo sabe, mas estima-se que 70% das máquinas de pagamento (ou pouco mais de três milhões de maquininhas de débito ou crédito) em uso no Brasil possuem uma tecnologia de pagamento por aproximação, dentre elas o NFC. Tudo maravilhoso, certo? Mas por que essa tecnologia ainda não massificou no País ou até mesmo mundo afora?

No mercado de meios de pagamento, há quem diga que 2018 será o ano do tal “contactless” ou o pagamento por meio de carteiras digitais, seja presente no seu smartphone ou em outro dispositivo com a capacidade de se conectar à internet.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Essa é uma das apostas da Visa, que exibe na Campus Party alguns exemplos de pagamento por meio de carteira digitais. De acordo com Leandro Garcia, gerente de produtos da Visa, a tecnologia está madura e há uma diversidade de carteiras digitais disponíveis, tais como Samsung Pay, Apple Pay, entre outros. Mas por que não há uma massificação do contactless no Brasil?

“O que falta é treinar o varejista para usar a tecnologia. Uma das ações da empresa neste ano é incentivar as empresas que oferecem as máquinas a treinar o comerciante. Penso que 2018 será o ano dos pagamentos por aproximação”, afirma Garcia.

Evidentemente que existem outros gargalos que precisam ser superados, caso da própria aceitação do consumidor. Para vencer mais essa barreira, uma das ações de empresas como a Visa é oferecer uma série de serviços que estimulem o uso de carteiras digitais.

“Já existem casos de empresas que oferecem clube de vantagens, acúmulo de pontos, entre outras ideias. Outras ações devem surgir ao longo do ano”.

Com o avanço da tecnologia de pagamento por aproximação, as empresas já pensam em outras maneiras mais fluidas de pagamento. Pulseiras, relógios e até anéis (a Visa trouxe o produto para o Brasil durante as Olimpíadas) vem sendo usados. Dessa forma, não deve demorar a surgir outros dispositivos usados para o pagamento de produtos e serviços. Qual será o próximo gadget usado para pagar contas?

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

As engrenagens de uma máquina de vendas, segundo Ricardo Nunes
No CONAREC 2026, o fundador da Ricardo Eletro detalha os pilares para escalar negócios, da formação de equipes ao marketing, planejamento, tributação e à política de não perder vendas
IA e dados contra o "achismo" do varejo
Executiva do Compra Agora explica como tecnologia e personalização estão melhorando e simplificando a reposição de estoque e o acesso a crédito para os pequenos lojistas
9/9, 10/10, 11/11: datas duplas criam um novo calendário para o e-commerce
Shopee, Mercado Livre e TikTok Shop espalham grandes campanhas pelo ano e criam novos hábitos no consumidor brasileiro.
Assaí inaugura farmácia própria dentro do supermercado
A compra do mês acaba de ganhar um novo corredor. O Assaí Farma marca o início da estratégia da rede para transformar suas lojas em centros de serviços.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 298

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Vice-Presidente Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadora
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Prime Video aposta em vídeos curtos e amplia funções do streaming Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência? Quando o tempo perdido vira indenização