Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro é dos protagonistas

O futuro é dos protagonistas

"Protagonismo não cai do céu. Ele precisa ser construído momento a momento, exige atenção permanente ao entorno. Além, claro, de resiliência"

Sempre nos perguntam o que é exatamente isso que fazemos e que chamamos de estudos do futuro. E a resposta mais simples é que procuramos projetar anos à frente os impactos que as megatendências da sociedade atual terão nas sociedades futuras e como fazer frente a elas.

Em nosso trabalho, consideramos três tipos de megatendências: as factuais, que incluem crescimento econômico e globalização, desenvolvimento demográfico, comercialização e sustentabilidade; as sociais, que reúnem individualização, sociedade de network, democratização, saúde, polarização e focos imateriais (maior busca por design, moda, cultura, valores, experiências e emoções); e as tecnológicas e do conhecimento, aí embutidos os avanços tecnológicos, a sociedade do conhecimento, aceleração e complexidade.

Elas, de modo resumido, nos dizem que a sociedade será cada vez mais urbana, com demandas crescentes, cidadãos mais globalizados, a comunicação mais intensa e seletiva, o conhecimento mais disseminado e as relações comerciais mais exigentes e complexas frente aos desafios da sustentabilidade e customização.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Essas megatendências criam o que chamamos de ambiente de aceleração, volatilidade, complexidade e ambiguidade, no qual as profundas incertezas podem gerar tanto oportunidades como ameaças fatais. Assim, podemos assegurar que os resultados das atitudes que adotarmos ante elas acabarão sendo mais extremos que em qualquer outro momento da história.

A partir desses ingredientes, o Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS) busca, há 46 anos, identificar cenários em que organizações e indivíduos possam obter os melhores resultados e prevenir as dificuldades. Para isso, começamos sempre com uma pergunta um tanto incômoda: você, seu negócio, sua organização, querem ser vítimas das transformações ou protagonistas da construção do futuro?

Protagonismo não cai do céu. Ele precisa ser construído momento a momento, exige atenção permanente ao entorno. Além, claro, de um atributo fundamental: a resiliência, a capacidade não apenas de se adaptar a mudanças inevitáveis, mas principalmente de prosperar dentro delas, identificando as oportunidades. A velha história de fazer do limão uma limonada, só que, no caso, planejando o suco enquanto a fruta ainda está no pé.

Desde que chegamos ao Brasil, em 2012, percebemos um elemento raro enraizado na cultura local, para o bem e para o mal: o jeitinho brasileiro. Décadas de crises econômicas e sobressaltos políticos fizeram deste povo um forte, capaz de se adaptar a situações extremas com inata habilidade. A tal resiliência, portanto, já faz parte do DNA nacional. Se direcionada para o lado claro da Força, com certeza, ninguém segurará este País. O privilegiado caldo multicultural aqui existente incentivou a criatividade e a maleabilidade fundamentais para enfrentar os novos tempos. Se, aliado a isso, mantivermos em mente que as transformações no mundo moderno serão cada vez mais aceleradas, e construirmos organizações que se adaptem a esse ritmo vertiginoso, com indivíduos motivados, o protagonismo estará assegurado.

Peter Kronstrøm é head do CIFS Latam

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]