Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
GenAI está mudando o jogo também para computação em nuvem

GenAI está mudando o jogo também para computação em nuvem

McKinsey aponta que a tecnologia em nuvem pode gerar US$ 3 trilhões até 2030. Veja como a inteligência artificial generativa (GenAI) pode auxiliar nesse crescimento

Só que esse valor agora triplicou de tamanho. Segundo o mais recente estudo da McKinsey a tecnologia em nuvem pode gerar US$ 3 trilhões com redução e otimização de custos, ganhos na produtividade e, principalmente, na geração de novos modelos de negócios até 2030. Mesmo com essa perspectiva, a Mckinsey avalia que a computação em nuvem permanece um desafio para a grande maioria das empresas.

De acordo com a consultoria, uma em cada dez empresas obtém sucesso e consegue tirar valor em escala da nuvem e cinco estão começando a colher os resultados. A McKinsey conversou com lideranças seniores de grandes empresas e constatou que metade delas migrou uma pequena parcela de seus aplicativos para a nuvem. Na média, o percentual de migração é de 15 a 20%, mas dois terços das empresas esperam migrar até 80% de seus sistemas para a nuvem até o fim desta década.

Para os analistas, Alessandro Rosa, sócio sênior da McKinsey em São Paulo e líder de Tecnologia na América Latina e Rafael Siqueira, sócio da McKinsey em São Paulo e líder de Build by McKinsey na América Latina, uma das razões para a desconexão atual entre ambição e realidade é que muitos negócios buscam uma migração muito gradual, utilizando modelos pouco eficientes ou limitando os seus orçamentos de TI. Uma estratégia eficaz para a nuvem, mas ainda tímida.

IA Generativa mudando o jogo

Nesse cenário, os especialistas alertam que não se trata apenas de trocar os servidores, mas refinar e, às vezes, reinventar o modo como a tecnologia é desenvolvida e gerenciada. Diferentes arquiteturas, serviços de infraestrutura e parceiros são necessários. Mais do que a tecnologia por si só, é preciso empreender uma mudança radical na forma de operar e se organizar. Tudo isso exige tempo e investimento. Na verdade, muitas empresas não estão convencidas de que podem pagar pela nuvem, ou de que o retorno financeiro será suficiente. Por isso estão indo devagar.

Segundo Alessandro Rosa e Rafael Siqueira, da McKinsey, há dois caminhos: O primeiro é usar a nuvem para viabilizar usos de GenAI. Com uma enorme demanda por computação, armazenamento e rede, a GenAI precisa de plataformas de nuvem para escalar; pilotos e iniciativas desconectados executados por equipes que não atuam em sinergia não funcionam. Elas têm de pensar em criar fluxos de trabalho habilitados para a GenAI, o que irá incentivar as empresas a acelerar a migração para a nuvem.

O segundo caminho é o inverso: utilizar a GenAI para acelerar o uso da computação em nuvem. Por exemplo, corrigir um aplicativo para que ele funcione de maneira eficiente na nuvem é caro e demorado, mas a GenAI potencializa os esforços humanos. Ela pode ajudar a analisar milhões de linhas de códigos desatualizados, gerar novos códigos e criar scripts de testes para controle de qualidade. Resultados preliminares demonstraram que é possível reduzir em cerca de 40% o tempo e o custo necessários para essas tarefas, segundo a McKinsey. Para os especilaitas, uma tecnologia não exime a outra. Pelo contrário é necessário investir em ambas para aproveitar essas tecnologias ao máximo.

3 pilares para se concentrar na nuvem do futuro

Dos US$ 3 trilhões de ganhos estimados, apontados pelo estudo da McKinsey, uma parte pequena virá da redução e otimização de custos com TI. O maior percentual — até US$ 2,5 trilhões do total — resultará da maior capacidade de inovação dos negócios.

A consultoria aponta três pilares nos quais as empresas devem se concentrar para a adoção e impulsionamento da nuvem em seus negócios daqui para frente:

1 – Dedicação a casos de uso de alto valor, com ativação via negócio e não apenas via otimização de TI;

2 – Construção de uma arquitetura robusta de nuvem, com sourcing estratégico e roadmap integrado de migração;

3 – Gestão de transformação organizacional, focada num modelo operacional orientado para o produto, com talentos qualificados.

Vale ainda mencionar outra tendência que acelera esse cenário: o crescimento das plataformas de nuvem da indústria. O Gartner prevê que, até 2027, mais de 70% das empresas utilizarão plataformas industriais em nuvem para acelerar as suas iniciativas empresariais, contra menos de 15% em 2023.

Diante de tantos avanços no âmbito digital, a nuvem está se tornando uma necessidade para o sucesso de muito setores e empresas na era digital. Uma migração bem-sucedida pode significar o sucesso ou o fracasso desse modelo. Até 2030, muito coisa irá acontecer em termos de tecnologia, mas o importante é que as empresas e líderes entendam a importância da computação em nuvem como parte fundamental dessa evolução.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]