Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ele está cada vez mais próximo: McDonald’s anuncia entrada no metaverso

Ele está cada vez mais próximo: McDonald’s anuncia entrada no metaverso

A rede de fast food informou que comercializará NFTs e terá um sistema de delivery na vida real conectado ao metaverso

Embora a inovação por meio da tecnologia não seja exatamente uma novidade, é um fato que ela não deixa de surpreender os usuários quando traz uma aproximação à vida real. E se a realidade virtual aumentada já foi um grande avanço, tendo em vista que a jogada da vez é o metaverso — cujo potencial é trilionário —, é de se esperar que as empresas surpreendam seus consumidores nesse novo universo digital. Uma delas é a tão mundialmente conhecida rede do McDonald’s.

Aproveitando o momento, a rede de fast food mais famosa do mundo anunciou que fará parte do metaverso — e já está trabalhando para que sua entrada seja rápida e eficiente. A corporação registrou 10 pedidos de marcas no escritório de registro de patentes dos Estados Unidos (USPTO) com o objetivo de criar um restaurante virtual dentro do metaverso, mas que também será responsável por entregar comida por delivery na vida real.

Ao que tudo indica, o restaurante virtual também comercializará outros produtos que vão além dos tradicionais hambúrgueres físicos da casa. Espera-se a venda de NFTs, comidas e bebidas digitais, entre outros recursos.

McDonald's
Foto: Reprodução McDonald’s no The Sims 4

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Flertes com a nova realidade virtual do momento

McDonald's Mincraft
Foto: Reprodução McDonald’s no Minecraft

Ainda que pareça uma jogada muito levada pela tecnologia do momento, essa fase de flerte do McDonald’s com experiências virtuais não é nova. Poucos anos atrás, a rede já havia dado indícios de que seguiria seu caminho até o metaverso, com base nas ações em parceria com videogames famosos, como The Sims e Minecraft.

Em ambos os jogos, foi implementado uma unidade idêntica ao “Méqui 1000”, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Além da interação digital com o jogo, a unidade digital também oferecia cupons de desconto para o restaurante real, por meio de uma rede integrada entre o jogo e o aplicativo da rede de fast food.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Vale destacar que o McDonald’s não é a primeira marca a registrar pedidos no USPTO. Algumas das principais marcas de luxo têm seguido o mesmo caminho, como a Gucci, e empresas de tecnologia e vestuário, como a Nike, Microsoft, Crocs e até mesmo o Walmart.

Um metaverso mais popular (e com McDonald’s)

A notícia mostra, inclusive, que o metaverso está cada vez mais próximo de sair do campo das ideias de investimento. Isso porque a entrada do McDonald’s também significa dizer que haverá, mesmo que ínfimo e restrito, um espaço mais popular para usuários de todas as classes sociais.

Em linhas gerais, a rede de restaurantes funcionará no metaverso de forma muito semelhante à vida real. A diferença é que todas as interações ocorrerão de forma digital e apenas a entrega do lanche será física — com a chegada da comida na residência do usuário.

Essa nova realidade, que parece ser inofensiva e sutil, traz uma mudança radical quanto a forma como enxergamos o metaverso. Isso porque, se antes os consumidores enxergavam esse ambiente muito distante da realidade, agora, há a visão de uma clara porta de entrada.  O metaverso de fato se apresenta como um espaço com o objetivo de popularização e a chegada de marcas como o McDonald’s e Walmart reforça que, muito em breve, esse será um espaço mais democrático e acessível — ou seja, para além dos valores milionários de NFTs de arte. É momento de pensar nesse universo mais como um dia a dia dentro de um videogame, ao melhor estilo do Jogador Número 1, mas com todos os espaço funcionais idênticos aos reais (e interagindo com processos físicos) do que como algo exótico para compra de roupas e itens de luxo da Gucci, Balenciaga, Vogue e outras famosas.

Para além dos produtos comercializáveis, o McDonald’s também anunciou que fará eventos no metaverso com unidades da marca tradicional e do McCafé. Em nota, a empresa também declarou que realizará concertos virtuais e reais, com transmissão híbrida, em busca da melhor experiência na nova realidade virtual.

 


+ Notícias

Méqui Zap: McDonald’s lança canal de atendimento pelo WhatsApp

McDonald’s proíbe canudos plásticos em lojas do Reino Unido e Irlanda

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]