O Procon-SP notificou, no dia 20 de fevereiro, a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda que deverá fornecer informações sobre as quantidades produzidas e entregues do lanche Mc Fish. A ação se deu devido às inúmeras reclamações de consumidores divulgadas na imprensa, em redes sociais e no próprio Procon-SP.
“A gigante dos fast foods precisará explicar, além da quantidade do produto, como o consumidor foi informado sobre a oferta e as causas do esgotamento do estoque”, afirma o Procon-SP em nota.
Pré-venda do Mc Fish
O Mc Donald’s deve explicar como está atendendo os consumidores que adquiriram o lanche Mc Fish em pré-venda. A empresa terá que informar ainda como está tratando os casos desses clientes e quais canais de atendimento disponibilizou para lidar com as reclamações e solicitações relacionadas à oferta.
Essas informações são relevantes para o entendimento da situação e para que o Procon-SP avalie se há irregularidades ou descumprimento de direitos por parte da empresa.
Assim, a#FF00FF tem até o dia 22 de fevereiro para enviar as respostas à notificação preliminar feita pelo órgão de defesa do consumidor.
A ausência do Mc Fish
O Mc Donald’s parou de produzir o Mc Fish em 2019. No relançamento do lanche, o preço do combo médio, que inclui batata e bebida, saiu a partir de R$ 30,90; e o lanche avulso, a R$ 19,90. O Mc Fish Duplo, sanduíche com dois filés de peixe e queijo, foi lançado por R$ 24,90, ou R$ 35,90 no combo médio.
Diante da repercussão pelo lanche composto de peixe empanado, molho tártaro, cheddar e pão, a rede de fast-food optou por criar uma estratégia de pré-venda. Nesse ínterim, em 17 de janeiro, o Mc Donald’s solicitou que os interessados se cadastrassem fornecendo informações como nome completo, CPF, e-mail e data de nascimento. Os clientes que participaram da pré-venda tiveram a oportunidade de retirar seus lanches em restaurantes selecionados entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.
A empresa não cumpriu com sua promessa para o público entre 6 e 18 de fevereiro, o que gerou descontentamento entre os consumidores. Muitos deles, nas redes sociais, expressaram frustração, questionando o motivo pelo qual o lanche não estava disponível como havia sido anunciado.
Agora, resta aos consumidores aguardarem pela resposta do McDonald’s e torcer para que o Mc Fish esteja disponível em breve. Analogamente, a expectativa é que a empresa forneça as informações solicitadas pelo Procon-SP, a fim de garantir transparência e segurança aos consumidores.
A resposta às solicitações do Procon-SP pode evitar sanções e contribuir para a manutenção da boa reputação da empresa junto aos consumidores.
Organização
Essa situação demonstra a importância de um bom planejamento por parte das empresas, especialmente quando se trata da reintrodução de produtos populares no mercado. Afinal, a falta de alinhamento entre as expectativas dos consumidores e a entrega do produto pode causar insatisfação e prejudicar a reputação da marca.
Em suma, especialistas acreditam que o McDonald’s utilizou o marketing de escassez na campanha do Mc Fish. Cria-se um senso de urgência no consumidor para a compra de um produto através dessa estratégia. Então, as empresas limitam a oferta a um volume restrito – seja de forma natural ou artificialmente criada.
Medo de perder
O Efeito Escassez é um viés cognitivo. As pessoas atribuem um valor mais alto a um objeto que é escasso e um valor mais baixo a um que está disponível em abundância.
Nossos cérebros associam escassez com maior exclusividade e demanda. E isso faz com que inconscientemente acreditemos que produtos em falta são melhores ou mais úteis, já que todos estão querendo comprá-los. Em outras palavras, a escassez gera curiosidade e estimula o impulso de compra, como um mecanismo para evitar perder uma oportunidade única.
Isso cria a ideia de que produtos escassos com disponibilidade limitada são mais desejáveis do que aqueles facilmente disponíveis. Este gatilho psicológico também influencia a forma como interpretamos a ausência, sendo influenciado pelo efeito “bandwagon” ou prova social.
No caso do Mc Fish, foi explorada a limitação para gerar a sensação de que os interessados deveriam aproveitar a oportunidade enquanto ela estava disponível. E essa estratégia não é exclusiva da rede de fast food. Pelo contrário: muitas marcas já se utilizaram o marketing de escassez para conduzir os consumidores a uma decisão de compra mais rápida.
Só para ilustrar, a Adidas passou a informar as unidades restantes de um produto no e-commerce, e recebeu um grande impacto para a marca. Hoje, os usuários conseguem ver exatamente quantas unidades continuam disponíveis, o que gera o senso de escassez. Com essa estratégia, a marca consegue aproveitar o medo do consumidor de ficar sem o produto, incentivando assim a compra imediata.
CDC – Cumprimento da oferta
O consumidor tem, por direito, exigir que o fornecedor entregue exatamente o que foi prometido. A regra está especificada no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A oferta pode ser referente a um produto, serviço ou até mesmo a um contrato.
Dessa forma, consoante o CDC, o fornecedor deve cumprir integralmente com a oferta realizada. A empresa não pode alterar as condições previamente estabelecidas sem o consentimento do consumidor.
O consumidor pode exigir o cumprimento da oferta se houver qualquer divergência. A exigência se dá independentemente de preço, prazo de entrega ou qualquer outra condição. A pessoa pode solicitar a entrega do produto ou serviço conforme o prometido. Caso não haja acordo entre as partes, o consumidor pode requerer a devolução do valor pago.