Escolher um produto e confirmar o pagamento no cartão de crédito tirando uma selfie ou pela impressão digital. Esta é a proposta do Identity Check Mobile, solução de pagamento lançada hoje (29) pela Mastercard. A solução permite que o consumidor faça compras por meio de qualquer aparelho conectado com pagamento via biometria – reconhecimento facial ou digital.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Mais de 30% das pessoas abandonam carrinhos de compras porque esqueceram a senha”, afirmou Valério Murta, vice-presidente de produtos e soluções da Mastercard, durante o anúncio da solução no Fórum de Inovação da marca, que acontece nesta manhã nos Estados Unidos. Segundo ele, para essas compras, a solução ajudará na conversão.
Segundo o executivo, 53% das pessoas esquecem alguma senha importante ao menos uma vez por semana. “A ideia é que a biometria substitua a senha e aumente a segurança”, afirma o executivo.
Com a solução de pagamento com biometria, também é possível que as fraudes no e-commerce diminuam. “Não temos a mensuração, mas é uma solução que tende a aumentar a segurança tanto para o consumidor, como para todo o ecossistema”, afirma.
A solução já está disponível para o mercado brasileiro e mexicano e está disponível para co-branded ou para os bancos emissores do cartão. “É uma solução que não é para o lojista. Disponibilizamos para os emissores e adquirentes para o processo de implantação. Uma vez que eles estiverem aptos a trabalhar com esse sistema e o consumidor para baixar o aplicativo no telefone, é possível utilizar”, afirma.
Segundo Murta, a partir do lançamento, a empresa buscará os parceiros e é possível que as transações com o aplicativo comecem a ocorrer já no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com pesquisa da Mastercard, 85% dos consumidores brasileiros respondentes no Brasil desejam que todo o comércio e lojas permitam o pagamento com um toque. “Ele quer estar adepto às novas tecnologias e quer que o ecossistema esteja preparado para isso”, explica. A pesquisa mostra que 63% usam pagamentos digitais em seus telefones.
A solução funciona assim: ao finalizar a compra em um varejista online, já conectado à solução, o consumidor escolhe o cartão de preferência e ao autenticar a compra, ele pode escolher tirar uma selfie ou fornecer a impressão digital.
Segundo Murta, o histórico dessas imagens ficam no próprio telefone do usuário e de forma criptografada na Mastercard. A precisão da solução, diz o executivo, é tão apurada, que a solução consegue identificar, a partir da biometria, o local do usuário.