Seja para ver um e-mail ou realizar uma compra, é necessário – por diferentes métodos -, comprovar a autenticidade de quem está do outro lado da tela. Embora existam muitas ferramentas disponíveis para acompanhar a segurança do usuário, esse tema ainda é muito difuso na agenda de quem está preocupado em proteger seus dados. Num oásis de senhas a decorar, o consumidor se vê diante de ferramentas complexas para administrar suas contas digitais.
Diante do desafio de criar uma solução inovadora a essa questão, Mastercard e Microsoft firmaram parceria para desenvolver uma plataforma segura e instantânea para verificar a identidade digital de seus clientes onde e como quiserem. As companhias pretendem criar um sistema digital que permita os consumidores ingressarem e controlarem seus dados por meio de dispositivos que utilizam todos os dias.
“Votar, conduzir, se candidatar a uma vaga de emprego, alugar uma casa, casar e entrar em um avião: o que é que todas estas coisas têm em comum? Precisas provar a tua identidade. Em parceria com a Microsoft, estamos a trabalhar para criar uma identidade digital universalmente reconhecida” anunciou a Mastercard em sua conta no Twitter.
Benefícios na jornada
A implementação de uma identidade digital mais universal traria benefícios sem medida à jornada digital do consumidor que se relaciona com empresas constantemente. Áreas fundamentais na rotina, como serviços financeiros, comércio, serviços governamentais e serviços digitais poderão otimizar muitos processos com seus clientes.
“A identidade digital é a pedra fundamental sobre a qual as pessoas vivem, trabalham e se divertem todos os dias”, afirma Joy Chik, Vice-Presidente corporativo de Identidade da Microsoft. “Acreditamos que as pessoas devem ter o controle sobre sua identidade e dados digitais, e estamos extremamente animados em trabalhar primeiro com a Mastercard para trazer à prática inovações na área de identidade descentralizada”, acrescenta.
Presidente da Mastercard para o Brasil e o Cone Sul, João Pedro Paro Neto explica que a tecnologia de pagamento permitirá o uso do reconhecimento da iris ou da face do consumidor para concluir uma operação. “Você decidiu baixar um jogo para o celular. No meio dele, aparece uma opção de compra para seguir ou realizar um upgrade, não será mais preciso pegar o seu cartão para isso, o reconhecimento de face ou da iris confirmará esse pagamento.”
O executivo conta que a tecnologia, hoje em fase de testes, será um ferramenta para transações em plataformas como o Instagram, por exemplo. “A ideia é colocá-la à disposição em todos os meios disponíveis. Nosso desafio é oferecer um modelo com 100% de segurança na autenticação. Acredito que isso é totalmente viável e logo essa modalidade de pagamento será uma realidade.”