/
/
Mastercard cria cartão que usa biometria para finalizar a compra

Mastercard cria cartão que usa biometria para finalizar a compra

Na nova geração de cartões da marca, as digitais serão responsáveis pela segurança dos consumidores. Saiba como irá funcionar a novidade

O brasileiro realmente gosta de comprar com cartão. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 37,9% do faturamento do comércio no ano passado veio do famoso dinheiro de plástico. Para que a ferramenta seja cada vez mais eficiente, as empresas de cartão não param de investir em inovações, a fim de garantir a segurança dos consumidores e dos lojistas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A última novidade apresentada pela Mastercard é a nova geração de cartões biométricos, que combina a tecnologia de chip com a leitura de impressões digitais para garantir uma compra mais segura. Assim, é mais fácil verificar a identidade do titular na hora das compras. Para isso, usa uma tecnologia de escaneamento de impressões digitais, a mesma usada para fazer pagamentos pela internet.
Funciona assim: o titular habilita o cartão, registrando-se em sua instituição financeira. Em seguida, sua impressão digital é convertida em um modelo criptografado armazenado no cartão. A ferramenta, então, está pronta para ser usada em qualquer terminal de cartão com chipe e senha no mundo.
Na prática, a compra acontece do mesmo jeito: é só inserir o cartão no terminal, mas ao invés da senha, o consumidor mantém o dedo em cima do sensor embutido. A impressão digital é comparada com o modelo armazenado e, se a biometria for correspondente, a compra é aprovada. Para os comerciantes, o cartão não requer nenhuma atualização de hardware ou software.

Prevenção a fraudes

Segundo a Mastercard, a tecnologia ajuda a detectar e prevenir fraude. Além disso, aumenta as taxas de aprovação, reduz os custos operacionais e fideliza os clientes. Uma versão futura do cartão contará com tecnologia sem contato.
Por enquanto, a ferramenta está sendo testada somente na África do Sul. Foram dois testes separados conduzidos recentemente com o Pick n Pay, a maior rede varejista de supermercados do país, e o Banco Absa, uma subsidiária do Banco Barclays África. Nos próximos meses, serão realizados novos testes com o cartão biométrico. O lançamento completo é esperado para ainda este ano.
“Os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria,” disse Ajay Bhalla, presidente de enterprise security and risk management da Mastercard. “Seja para desbloquear um smartphone ou fazer compras on-line, a impressão digital está ajudando a proporcionar mais conveniência e segurança. Não é algo que pode ser tomado ou replicado e vai ajudar os nossos portadores de cartão a viver sabendo que seus pagamentos estão protegidos.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]