Em 2014, a Votorantim Cimentos lançou o Programa Juntos Somos +, iniciativa que tinha como objetivo fortalecer a relação com varejistas e profissionais da construção civil. Desde o início, a proposta era promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, fomentando novos negócios e contribuindo para o crescimento de seus consumidores. Com o passar dos anos, o programa evoluiu.
O que começou como um programa de relacionamento, rapidamente se expandiu para uma plataforma ampla, ganhando o apoio de gigantes do setor como Gerdau e Tigre. Esse trio formou a base da empresa independente Juntos Somos Mais, que não apenas continuou com o programa de fidelidade original, mas também inovou ao criar a Loja Virtual – um marketplace B2B que conecta o comércio varejista de materiais de construção diretamente com marcas da indústria.
Em maio de 2024, o marketplace B2B atingiu a marca de R$ 1 bilhão em GMV (Volume Bruto de Mercadorias) em apenas um mês. Este foi o maior valor registrado desde o lançamento da plataforma em 2019, superando o recorde anterior de R$ 963 milhões, estabelecido em maio de 2023. Este crescimento não se restringe apenas ao volume financeiro. O número de CNPJs ativos também bateu recordes, com 31 mil lojas realizando compras em um único mês e um total de 47 mil lojas fazendo pelo menos uma compra entre janeiro e maio de 2024.
Juliana Carson, CEO da Juntos Somos Mais destacou vários pontos importantes sobre a evolução e o impacto do marketplace no setor de construção civil. “O resultado consolida a Juntos Somos Mais como o maior marketplace B2B do setor de construção civil e aponta para a adesão das principais marcas do mercado por processos ágeis e disruptivos. Foi uma longa jornada até chegarmos aqui, porque tivemos de conduzir um trabalho de convencimento dos lojistas para a cultura digital. Acreditamos no poder da tecnologia para mudar as relações da indústria e do varejo, trazendo mais comodidade, flexibilidade e inteligência nas compras realizadas no ambiente online”, afirma.
Inteligência Artificial para uma jornada fluída
Com um catálogo de mais de 40 mil produtos, o marketplace está transformando o modo como varejistas reabastecem seus estoques, oferecendo uma combinação de autonomia e praticidade. Na prática, a plataforma é um facilitador para a reposição de produtos, mas também amplia o sortimento disponível para vendas, resultando em um impacto positivo significativo na rentabilidade dos lojistas.
Do lado da indústria, os fabricantes que participam do marketplace desfrutam de vantagens estratégicas. Ao disponibilizar uma variedade de produtos a preços competitivos, as marcas conseguem expandir seu alcance de mercado sem incorrer em custos adicionais. Além disso, a plataforma permite que essas marcas alcancem um público maior, o que se traduz em um aumento de dois dígitos no número de itens vendidos por loja, conforme observado pelos parceiros da Juntos Somos Mais.
Um dos grandes diferenciais do marketplace é a utilização de recursos avançados de Inteligência Artificial (IA). A plataforma analisa o comportamento de compra dos lojistas, oferecendo recomendações personalizadas que se baseiam no histórico de compras, nas tendências de consumo e em outros indicadores digitais. Esse uso de IA não só otimiza a experiência de compra, mas também ajuda os varejistas a tomarem decisões mais informadas e estratégicas.
Além da tecnologia e da variedade de produtos, a Juntos Somos Mais garante que os lojistas tenham acesso às mesmas condições de pagamento oferecidas em compras realizadas diretamente com as equipes de vendas da indústria, o que acaba eliminando barreiras financeiras, tornando a plataforma ainda mais atraente para os varejistas que buscam melhorar suas operações e aumentar sua rentabilidade.
“A tecnologia da Juntos ocupa uma posição de mediadora dos negócios do varejo com a indústria, no sentido de complementar o aspecto relacional dos agentes da cadeia”, afirma Juliana Carson. “E, apoiada em inteligência de dados, contribui para uma experiência de compra mais ágil, sem fricções, que impacta na produtividade do lojista e na rentabilidade da indústria”.