Pesquisar
Close this search box.
/
/
Marketing, pessoas e tecnologia

Marketing, pessoas e tecnologia

Atender e entender. Parece complexo, mas pode ser mais simples do que aparenta

O tema até parecia complexo. ?A magia do relacionamento: como atender quem não entende e se fazer entender por quem atende?. Difícil? No fundo, o assunto tratado foi mais simples: os palestrantes, no Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente, falaram da importância da qualificação e aprimoramento do atendimento de quem atende o consumidor, da união de esforços entre marketing e setor de relacionamento e o uso de novas tecnologias.

Para tratar do assunto, o mediador Carlos Louro, CEO da Wittel comunicações, dividiu o debate em três temas: Recursos humanos, marketing e tecnologia ou inovação (veja entrevista em vídeo com o executivo).

No tema recursos humanos, o sócio fundador da G4 Solutions, Erik Mazzel, falou da importância na escolha do profissional mais adequado para o atendimento projetado pela empresa. Escolhido o profissional, a empresa deve criar mecanismos de manter esse profissional e, dessa forma, impedir que ele siga para a concorrência. ?Sem o clima organizacional, podemos perder esse profissional. É preciso criar ações criativas para que ele permaneça na empresa. E não estou falando de salário, mas sim do clima da empresa?, disse.

Na temática sobre recursos humanos, Ricardo Martins, gerente da AES Eletropaulo, falou da diferença entre profissionais simples e mais técnicos. ?A nossa empresa possui dois profissionais. Um deles, mais técnico, explica ao cliente questões como fator de potência, carga e outros. É o tipo de informação que o funcionário do primeiro atendimento tem dificuldade de explicar. É aí que os nossos problemas começam. A pessoa utiliza uma linguagem natural e o funcionário, não técnico, tem dificuldade em conduzir esse atendimento. Surge o ruído na comunicação?, explicou.

Assim, funcionário mais bem treinado é vital para a experiência do cliente, segundo todos os palestrantes. Leonardo Costa, diretor comercial da Tivit, afirmou que a empresa utiliza ferramenta simplificada e de fácil compreensão na preparação do funcionário para o atendimento. ?Buscamos treinamento rápido, pratico e eficiente. É preciso dar para esse funcionário algo simples, algo que ele olhe e entenda. Precisamos criar ambiente mais fácil?, disse Costa.

A formação do profissional ajuda na formação de um script. O roteiro, no entanto, deve estar alinhado com o produto oferecido pelo setor de marketing, que vende sonhos e ideias por meio de comerciais. No entanto, esses dois setores, historicamente, sempre divergiram na estratégia da empresa.

Nos últimos anos, porém, os dois setores passaram a dialogar com mais frequência. Foi o que fez a TAM, segundo a diretora de relacionamento da empresa, Daisy Romero. ?Ao longo dos anos, os setores divergiram. O marketing cria loucura e a gente tem que solucionar alguns problemas. Hoje temos uma troca de informação continua com as duas áreas para proporcionar experiência para o cliente. No nosso caso, todas as áreas olham os indicadores e sugerem melhorias. Essas contribuições ajudam a dar uma visão no atendimento mais consistente para o futuro. Penso que marketing e atendimento tem que trabalhar junto?, disse Daisy.

Marcos Peixoto, executivo de atendimento TIM, endossou as palavras de Daisy e disse que empresa de telefonia também parece ter encontrado um caminho para melhor convivência entre o marketing e o customer relationship. ?Sempre foi uma relação conflituosa, claro. Mas estamos criando uma proximidade maior com área de marketing. Hoje, temos executivos para tratar a relação de forma coesa?, disse.

Por fim, em tecnologia, Maurílio Santana, ouvidor da Caixa, falou das formas de relacionamento da empresa ? a maioria por telefone. No entanto, ele afirmou que há dificuldade da empresa em se adaptar a algumas ferramentas novas, caso do WhatApp. ?Entendemos que a tecnologia é indispensável nos dias de hoje, mas o desafio da Caixa é resolver os problemas do nosso cliente via WhatApp. Queremos atender na velocidade dessa ferramenta, mas o desafio é resolver o problema na velocidade do WhatApp?, afirmou.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]