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6 dicas para fazer marketing pessoal em tempos de crise

6 dicas para fazer marketing pessoal em tempos de crise

Para garantir uma boa estrada na caminhada profissional, especialista recomenda algumas atitudes que fazem a diferença. Confira

Além de competência e produtividade, outros elementos são essenciais para que o profissional trace uma bela trajetória em sua carreira. O marketing pessoal é um deles. Para os especialistas, ter a capacidade de se autopromover no ambiente de trabalho é fundamental para obter destaque e crescer profissionalmente. “Muitas vezes o profissional é muito bom, mas não consegue evidenciar os seus resultados, por uma série de motivos”, explica a diretora de carreira da STATO, Karina Freitas.

Nesse sentido, a especialista listou seis dicas que podem ajudar a melhorar o marketing pessoal. Confira:

1. Transmita confiança e exercite a liderança
Freitas aponta que o profissional precisa ser um formador de opinião e ter a capacidade de influenciar as pessoas ao redor. Qualquer empresa percebe isso rapidamente e valoriza o profissional.

2. Seja multidisciplinar
Quando o colaborador se limita a sua área de atuação, geralmente não é visto. A especialista destaca que é preciso demonstrar interesse pelo negócio: o ideal é ser voluntário em reuniões e até mesmo em assuntos despretensiosos no café, contribuindo com sugestões e argumentos inteligentes. Outro ponto positivo é buscar conhecer outras áreas e trabalhar em equipe.

3. Cuidado com a dose
Vender-se demais ou de menos não favorece. É preciso compartilhar as realizações reais, no momento e na forma adequados, e nunca mentir para se promover. Inventar coisas para aparecer é altamente destrutivo para o futuro do profissional na organização.

E-mails bem escritos, participação em reuniões, conversas de feedback, avaliação de desempenho e até mesmo conversas informais, são meios importantes de se valorizar de forma adequada, sem parecer pretensioso ou inadequado.

4. Nada de puxar tapetes
O gostinho da conquista sempre é melhor quando é por mérito. Além disso, jogar de forma que prejudique alguém, enfraquece a pessoa como profissional e como cidadão. A transparência é a base das relações profissionais.

5. Seja criativo
Usar a criatividade para se destacar na empresa pode ajudar. A especialista lembra que o profissional precisa manter-se atualizado: fazer cursos, participar de eventos do segmento da empresa que trabalha e/ou da sua área de atuação, ler e viajar. Dessa forma, o profissional se mantém motivado para alçar novos voos, além de garantir novos conhecimentos e ser percebido como um talento.

6. Mantenha o bom astral
As pessoas com boa energia, que são simpáticas e sempre abertas a ajudar, são sempre bem vistas e lembradas. Se a empresa tiver duas pessoas com o mesmo perfil profissional, o que se relaciona melhor e é mais otimista leva vantagem.

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