A Marfrig vendeu a fabricante de nuggets de frango Keystone para a Tyson Foods, maior frigorífico dos Estados Unidos, por US$ 2,5 bilhões. O frigorífico brasileiro manterá o controle de uma fábrica americana de hambúrguer.
Inicialmente, o acordo previa que o negócio seria fechado por US$ 3 bilhões, no entanto, o mercado de frango se deteriorou, segundo uma pessoa familiarizada com o acerto em entrevista à Bloomberg. A demanda pela proteína caiu nos Estados Unidos e a oferta doméstica aumentou, segundo nota da Tyson do início deste mês. As ações da Marfrig chegaram a subir 8,3% na B3, mas, às 12h47, caíam 7,3%.
A Keystone, que é fornecedora de nuggets do McDonald’s, teve faturamento de US$ 2,8 bilhões no ano passado. Possui operações em sete estados americanos, além de unidades na Coreia do Sul, China, Malásia, Tailândia e Austrália. Apesar de os ativos nos Estados Unidos responderem por quase 70% das vendas, o crescimento foi puxado pelos negócios na Ásia. Além da Tyson, estavam no páreo a Cargill, a chinesa Cofco e um frigorífico japonês, de acordo com a Bloomberg.
Com a venda da operação de nuggets, a Marfrig vai focar nos negócios de carne bovina na América do Sul e nos Estados Unidos. Nos últimos anos, o frigorífico diversificou as suas operações entrando na seara de suinocultura, avicultura e comidas processadas, por meio de aquisições. No entanto, a estratégia não deu certo e fez com que a Marfrig amargasse prejuízo nos últimos cinco anos e aumentasse suas dívidas.
Em abril, a Marfrig adquiriu o controle da National Beef Packing Co por US$ 969 milhões, o que tornou o frigorífico brasileiro o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. O dinheiro da venda da Keystone vai ser usado para cobrir a aquisição da National Beef Packing Co e pagar dívidas.