Receber o título de marca icônica representa, além de prosperidade nos negócios, a força da inovação de empresas em tempos de incertezas e competitivos. Nesse cenário, a Kantar BrandZ destacou em seu relatório anual as 50 marcas do Brasil que estão entre as mais valiosas do país e têm moldado suas estratégias para manter um crescimento robusto e sustentável. A classificação acontece através de uma pesquisa que envolve mais de 4 milhões de entrevistas com consumidores, 21 mil marcas distribuídas entre 540 categorias em 54 mercados.
No Brasil, as 50 marcas mais valiosas somam juntas de US$ 82.801 milhões, que representa um aumento de 4% no valor total desde o lançamento do ranking de 2021/22. Ao mesmo tempo que parece um crescimento bastante modesto, o relatório destaca que se trata de um desempenho excelente diante das fortes tendências contrárias globais que desafiam as marcas em todo o mundo. Além disso, as 100 marcas globais mais valiosas do Kantar BrandZ registraram um declínio de 2,3% em valor em um período semelhante de dois anos.
Itaú no topo, e Localiza líder entre as estreantes
No ranking das 50 empresas mais valiosas do Brasil, o Itaú mantém sua posição de destaque, com um valor de marca estimado em US$ 7,4 bilhões, representando 9% do valor total do ranking. O Itaú lidera uma categoria fundamental para o mercado brasileiro: no total, 11 marcas de serviços financeiros estão presentes no Top 50, e contribuem com 30% do valor total do ranking.
Essa categoria tem passado por uma rápida transformação, impulsionada por novas tecnologias, a chegada de concorrentes inovadores e mudanças rápidas no comportamento do consumidor. As marcas de serviços financeiros estão se adaptando a esse cenário dinâmico, buscando se manter relevantes e competitivas no mercado em constante evolução.
Em 2024, nove marcas brasileiras estrearam no Kantar BrandZ, com destaque para a Localiza, empresa de aluguel de carros, que entrou diretamente na oitava posição, avaliada em US$ 3,051 milhões. As novas marcas pertencem a quatro diferentes setores, com quatro do setor financeiro e três de plataformas de serviços e tecnologia de consumo. A Localiza, com seus 50 anos de história, é reconhecida pela inovação constante, lançando serviços que atendem às necessidades em evolução dos consumidores por mobilidade.
Diversidade de produtos e serviços
O ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil abrange uma ampla gama de 13 categorias de produtos e serviços. Entre elas, destacam-se chinelos (Havaianas), bebidas (com oito marcas de bebidas alcoólicas) e varejo (com sete marcas que contribuem com 8% do valor total do ranking).
Além disso, o ranking inclui provedores de telecomunicações, alimentos e bebidas, e marcas de cuidados pessoais. A distribuição do valor entre as marcas no Top 50 é mais equilibrada em comparação com a maioria dos outros mercados analisados pelo Kantar BrandZ, tornando o ranking menos vulnerável a grandes oscilações causadas por mudanças no valor de apenas algumas marcas líderes.
Brand Equity impulsiona desempenho
As marcas valiosas criam um valor significativo ao predispor os consumidores a escolhê-las e ao agregar qualidades que justificam um preço mais alto. Pesquisas do BrandZ, realizadas globalmente desde 1998, mostram que empresas com marcas fortes tendem a ter um desempenho superior no mercado de ações, tanto em tempos bons quanto ruins. Durante crises, essas marcas perdem menos valor e se recuperam mais rapidamente quando as condições melhoram. Portanto, o valor das marcas vai além do departamento de marketing, sendo crucial para o sucesso geral das empresas.
Sustentabilidade ganha relevância
A sustentabilidade, as questões ambientais e sociais, como inclusão e tratamento justo dos trabalhadores, tornou-se uma prioridade para os consumidores. As expectativas são altas: são exigidos produtos e serviços que cumpram bem suas funções principais, mas isso já não é suficiente. Eles também esperam um grande respeito pelas pessoas e pelo planeta.
A sustentabilidade se manifesta de várias formas; para algumas marcas, é a razão de sua existência, enquanto para outras, é um desafio a ser superado. Em qualquer caso, as ações de sustentabilidade das marcas precisam ser autênticas para impactar positivamente as percepções dos consumidores.
Conheça as 50 marcas mais valiosas do Brasil
Ranking | Marcas | Valor da marca em 2024 (milhões de dólares) | % Mudança de Valor da Marca 2024 vs. 2021/22 (variação em 2 anos) |
1 | Itaú | 7,399 | -8% |
2 | Brahma | 6,659 | 2% |
3 | Skol | 5,859 | -1% |
4 | Claro | 5,708 | 10% |
5 | Nubank | 4,581 | 28% |
6 | Bradesco | 4,335 | 27% |
7 | Vivo | 3,348 | 27% |
8 | Localiza | 3,051 | N/A |
9 | Petrobras – BR | 2,695 | 2% |
10 | Antarctica | 2,470 | 0% |
11 | Amil | 1,982 | 23% |
12 | Natura | 1,743 | -5% |
13 | Globo | 1,694 | -20% |
14 | Magazine Luiza | 1,685 | -64% |
15 | Banco do Brasil | 1,639 | 55% |
16 | Azul | 1,580 | 13% |
17 | Gol | 1,486 | 20% |
18 | TOTVS | 1,387 | -19% |
19 | Sulamérica | 1,241 | N/A |
20 | Drogasil | 1,231 | 31% |
21 | Unidas | 1,206 | N/A |
22 | Caixa | 1,203 | 34% |
23 | Droga Raia | 1,151 | 28% |
24 | Original | 1,083 | N/A |
25 | Oi | 1,058 | -9% |
26 | Bohemia | 1,042 | -17% |
27 | Rede | 1,029 | N/A |
28 | Sadia | 1,017 | 9% |
29 | Assaí | 1,002 | -9% |
30 | Renner | 956 | -53% |
31 | Seara | 897 | 2% |
32 | Ipiranga | 815 | 4% |
33 | Movida | 752 | N/A |
34 | Embratel | 716 | -4% |
35 | Havaianas | 711 | N/A |
36 | Porto Seguro | 691 | 19% |
37 | Kaiser | 644 | -12% |
38 | Quero | 493 | 30% |
39 | Atacadão | 476 | 8% |
40 | Schin | 451 | -17% |
41 | 3 Corações | 425 | 8% |
42 | Casas Bahia | 420 | -24% |
43 | Americanas | 380 | -68% |
44 | Leão | 377 | N/A |
45 | Ypióca | 376 | -20% |
46 | Pagbank | 359 | N/A |
47 | Pilão | 357 | -3% |
48 | Brastemp | 318 | -24% |
49 | C6 Bank | 314 | N/A |
50 | Consul | 309 | -21% |
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