A Apple não é mais a mesma. Dona da marca mais valiosa do mundo nos últimos dois anos, a inventora do iPhone perde seu posto em 2017. O valor para “comprar” o nome da Apple despencou nada menos do que 27% em um ano. O que entrou 2016 valendo US$ 145,9 bilhões, chegou a 2017 em US$ 107,1 bilhões.
Resultado? Uma antiga líder retomou a primeira posição: valendo US$ 109,5 bilhões, o Google se consolida como a marca mais valiosa do mundo atualmente. As informações são da consultoria Brand Factory.
Das dez maiores, oito são americanas e nove são de tecnologia (o que inclui internet, telecomunicações e eletrônicos). Apenas uma – o Walmart, a maior rede de varejo – vem de outro setor da economia.
Feito anualmente, o ranking da Brand Factory estima o valor das 500 marcas mais valiosas globalmente, com base em atributos como lembrança, aprovação e poder dos nomes destas empresas ou de seus produtos sobre as pessoas e sobre suas vendas.
No Top 500, há também quatro brasileiras. E qual a chance de três delas serem bancos ea outra uma grande petroleira que perdeu 48 posições de um ano para o outro? Todas. Veja as principais vencedoras. A lista completa pode ser vista na página da Brand Factory.