A conectividade proporcionou mais acesso à informação. O termo globalização parece que nunca fez tanto sentido. O que acontece em qualquer lugar logo torna-se de conhecimento público e, quando é bom, objeto de desejo. Ou seja, todo cliente está mais exigente: se os consumidores esperam mais das lojas e marcas que o atendem, os varejistas também esperam mais de seus fornecedores. Com os meios de pagamento não seria diferente.
Foi-se o tempo em que os varejistas esperavam encontrar somente uma maquininha de cartão de crédito que funcionasse direito. Hoje, o famoso POS (sigla para Point of Sale, Ponto de Venda, em inglês) ganhou novas funções. “Ele está evoluindo para ser uma plataforma de apoio aos negócios”, afirma Pedro Coutinho, presidente da Getnet. “As soluções têm essa visão do meio de pagamento integrado à cadeia de valor do negócio, com ferramentas que ajudam na gestão e na tomada de decisão”, explica.
Pois é: o POS deixou de ser a velha maquininha para se tornar em uma plataforma de produtos e serviços que auxiliam o varejo nos diversos aspectos de gestão do negócio. As soluções integradas na maquininha vêm nas formas mais criativas, integradas com portais online ou mesmo aplicativos mobile. Essas novas funcionalidades representam mais oportunidades de vendas, mais tráfego às lojas, experiência diferenciada de compra, simplificação da gestão, além de possibilitar a redução dos custos e aumento da eficiência.
“Os fornecedores buscam inovar e agregar mais ao seu produto, pois estão vendo o crescimento do uso do mobile como omni-solution”, acredita Augusto Lins, diretor da Stone Pagamentos. “Acho que o mais interessante são fornecedores que mudam o olhar de atender as necessidades dos bancos e adquirentes para atender ao lojista, o verdadeiro usuário do produto”, explica.
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