/
/
Conheça Manus AI: o novo agente autônomo chinês

Conheça Manus AI: o novo agente autônomo chinês

Manus AI é capaz de, não só gerar conteúdos a partir de prompts, mas também tomar iniciativas e decisões com mínima intervenção humana.

Os avanços da China no campo da Inteligência Artificial continuam atraindo os holofotes globais. O governo central anunciou um fundo de capital de risco, e espera-se que o fundo atraia de 1 trilhão de yuans (US$ 140 bilhões) para investimentos em tecnologia. Esse movimento acontece em meio a um boom de startups de IA no país, principalmente após o sucesso do DeepSeek, que dominou o cenário chinês e global em janeiro.

Agora, uma novidade promete mexer com o setor: a Manus AI, um agente de IA desenvolvido pela startup chinesa Butterfly Effect. Diferente das ferramentas tradicionais que apenas geram ideias e conteúdos a partir de comandos, como o ChatGPT e o Gemini, do Google, a Manus AI se destaca por preencher a lacuna entre concepção e execução, entregando resultados concretos.

Segundo Yichao ‘Peak’ Ji, cofundador e cientista-chefe do projeto, a tecnologia é capaz de realizar pesquisas, criar textos, planilhas e até escrever código de maneira autônoma. Ou seja, sem a necessidade do ser humano.

O novo DeepSeek?

O lançamento da Manus AI rapidamente viralizou nas redes sociais chinesas, com muitos comparando sua importância à do DeepSeek. O chatbot de IA surpreendeu o Vale do Silício ao oferecer um desempenho comparável aos melhores produtos da OpenAI por uma fração do custo. No entanto, a comunidade global rapidamente criticou a solução da DeepSeek devido à falta de transparência em relação ao tratamento de dados dos usuários e o suposto compartilhamento de informações sensíveis com o governo chinês.

Mas a promessa da Manus AI vai além: a ferramenta opera de forma independente, como um cérebro artificial, sendo capaz de iniciar tarefas sem depender de comandos diretos dos usuários, podendo iniciar tarefas por conta própria, sem depender de instruções diretas de humanos.

“Enquanto outras IAs param na geração de ideias, a Manus entrega resultados. Vemos isso como o próximo paradigma da colaboração entre humanos e máquinas e, potencialmente, um vislumbre da AGI”, afirmou Ji.

Parcerias estratégicas

A Manus AI foi construída sobre o Claude 3.5 Sonnet, modelo de IA generativa da Anthropic. Além disso, o desenvolvimento da solução contou com versões adaptadas do conjunto de ferramentas do Qwen, do Alibaba. Segundo a startup, o sistema será atualizado com um modelo mais avançado, o Claude 3,7, com o objetivo de ampliar suas capacidades.

No mês passado, a Alibaba declarou que seu principal objetivo é alcançar a Inteligência Artificial geral (AGI, na sigla em inglês), capaz de pensar como um ser humano. No dia 9 de março, a empresa lançou um novo modelo de raciocínio que, segundo ela, é tão bom quanto o da DeepSeek

Para fortalecer ainda mais essa corrida tecnológica, a Manus AI anunciou, na última terça-feira (11), uma parceria estratégica com a equipe responsável pelos modelos de IA Qwen, da Alibaba. A medida que pode impulsionar o lançamento pela startup de Inteligência Artificial do que ela chama de primeiro agente de IA geral do mundo.

Como funciona?

Para demonstrar a capacidade do agente, foram realizados três testes distintos, cada um explorando diferentes aplicações da tecnologia. No primeiro cenário, o Manus foi encarregado de filtrar currículos. Um arquivo ZIP contendo dez currículos foi enviado ao sistema. Como cada sessão do Manus opera de maneira independente, ele funcionou como um humano: primeiro descompactando o arquivo, depois lendo cada página atentamente e extraindo informações relevantes. O agente trabalhou de forma assíncrona, ou seja, sem a necessidade de supervisão constante, notificando o usuário ao final do processo.

No segundo teste, Manus foi desafiado a encontrar propriedades em Nova York que atendessem a critérios específicos. O agente iniciou a tarefa realizando uma pesquisa aprofundada sobre os bairros mais seguros da cidade. Em seguida, analisou as melhores escolas de ensino médio da região e escreveu um programa, em Python, para calcular o orçamento do usuário, garantindo que as opções sugeridas estivessem dentro da faixa financeira adequada.

No último exemplo, a solução Manus foi utilizada para realizar uma análise de correlação entre ações do mercado financeiro. O agente acessou fontes de dados confiáveis via APIs e, após validar as informações, gerou códigos para realizar a análise e visualização dos dados.

Agentes autônomos

A OpenAI também conta com algumas soluções de agentes de IA autônomos. É o caso do Operator, agente projetado para automatizar tarefas online, e da Pesquisa Profunda, ou Deep Search, ferramenta integrada ao ChatGPT, que realiza pesquisas autônomas na web para gerar relatórios detalhados sobre tópicos específicos. Atualmente, essas duas soluções da OpenAI estão disponíveis apenas para assinantes Pro nos Estados Unidos.

Já o Manus AI está em fase beta privado. Sendo assim, o público ainda não consegue ter acesso à ferramenta para testes.

O questionamento que fica é: será que a Manus AI irá decolar como outras ferramentas de IA generativa, como a solução da OpenAI? Ou novos questionamentos, como os que surgiram com o DeepSeek, irão limitar alcance desse novo agente?

*Foto: Runrun2 / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]