/
/
As maiores redes alimentícias e fast-food do Brasil

As maiores redes alimentícias e fast-food do Brasil

Segundo o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016, o setor de alimentação alcançou bons resultados em 2015, mas também sente o impacto da instabilidade econômica

Das 300 maiores varejistas do Brasil, analisadas pelo Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016, 23 são redes alimentícias e fast-food. Entre 2014 e 2015, houve crescimento de 14,6% do faturamento dessas empresas, além de uma expansão de 20,7% no número de lojas do segmento.

Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016

O estudo aponta que este mercado é extremamente atrativo, mas difícil. Mesmo essencial por lidar com alimentação, também está sofrendo com a retração econômica nacional. Em junho de 2016, a inflação de alimentos atingiu 12,1% no acumulado em doze meses – está acima do IPCA geral de junho, que na mesma base de cálculo atingiu 8,8%, puxado principalmente por alimentos.

Ainda que a instabilidade preocupe, as oportunidades não são ofuscadas. Um anúncio recente, por exemplo, aponta que a rede americana de comida mexicana Taco Bell iniciará suas atividades no Brasil pelas mãos de Carlos Wizard. A Wendy’s, terceira maior rede de fast-food do mundo, também chegou ao solo nacional este ano (saiba mais na edição de setembro da revista NOVAREJO). O espaço para o crescimento das empresas existe.

A fundo
Um estudo inédito da Serasa Experian realizado para o Ranking NOVAREJO aponta que, entre 2014 e 2015, houve crescimento da mediana da margem Ebitda do segmento de Redes Alimentícias e Fast-Food. Ao mesmo tempo, porém, houve alta do endividamento dessas varejistas – mesmo com a melhora da margem, sua dependência em relação a capital de terceiros aumentou.

O Ranking também traça uma comparação entre a rentabilidade por loja e a produtividade por funcionário de cada rede do segmento. As principais redes, Habib’s e Mc Donald’s, possuem alta rentabilidade por loja (a primeira e a segunda maior, respectivamente), porém, apresentam uma produtividade por funcionário abaixo da média.

No quesito de produtividade por funcionário, o destaque fica para a Cacau Show. Apesar de ter a menor rentabilidade por loja do segmento, suas equipes reduzidas aumentam a produtividade.

Localização
As redes alimentícias distribuem suas lojas, principalmente, na região Sudeste (51%). A atuação dessas varejistas também é forte na região Sul (24,9%) e na Nordeste (13,5%).

Fonte: CIP – Centro de Inteligência Padrão

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]