Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saborosa, segura e cheia de saúde

Saborosa, segura e cheia de saúde

Dos pomares à gôndola, a maçã brasileira é totalmente rastreada para garantir a qualidade, o sabor e a segurança desta que é a terceira fruta mais consumida no País

O Brasil produziu mais de 1 milhão de toneladas de maçã este ano. Um volume que reflete o sucesso do cultivo da fruta no País, iniciado de forma profissional num País tropical há apenas 50 anos. Hoje, as variedades Gala e Fuji, produzidas quase que totalmente na região Sul do Brasil, têm sua qualidade reconhecida tanto pelos consumidores locais quanto por consumidores estrangeiros, particularmente da Ásia e Europa, destino de boa parte do que é exportado.

Características como crocância, suculência e equilíbrio na relação açúcar-acidez colocam a fruta nacional entre as melhores do mundo. “Temos um clima temperado com influência subtropical no Sul do Brasil. Isso dá uma característica única para a nossa maçã”, diz Pierre Nicolas Pérès, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A maçã é atualmente a terceira fruta mais consumida no País, abastecido quase totalmente pela produção nacional.

Recentemente, entrou em vigor no Brasil a lei que impõe a rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana (ver box), técnica há muitos anos já consolidada na produção de maçã brasileiras. O setor da maçã foi o pioneiro no Brasil na adoção dos princípios da Produção Integrada de Frutas. Desde meados da década de 1990, os associados da ABPM estão familiarizados com esse sistema produtivo, em que um dos aspectos básicos é a rastreabilidade.

Por meio dela, é possível rastrear todo o histórico relacionado ao processo produtivo das maçãs fornecidas ao mercado consumidor. Disponibilizam-se informações como produtor, município, pomar e quadra onde a fruta foi colhida, o maquinário envolvido, o engenheiro agrônomo responsável, os tratos culturais e diversas outras informações importantes, acessíveis pelo sistema que cria um mapa de rastreabilidade. “É possível até mesmo saber onde estava o engenheiro no momento em que incluiu a informação no sistema”, detalha Pierre. “Buscamos desde sempre o que tem de melhor no mundo para ser aplicado na nossa produção”, diz o executivo.

Pierre destaca a importância de o engenheiro agrônomo acompanhar o processo de perto. “Controlamos o processo de ponta a ponta. Nada é feito à toa, tudo o que a ciência agronômica pode nos dar usamos para obter mais produtividade, qualidade e segurança total em nossos processos”, explica Pierre.

Para aperfeiçoar esta questão, a parceria da ABPM com instituições de pesquisa, entre elas EMBRAPA, EPAGRI e universidades, é fundamental.

Cuidado de ponta a ponta

Todo produto perecível em exposição corre riscos físicos, químicos ou bacteriológicos, sendo este último o mais perigoso. A fruta disposta diretamente nas bancadas do mercado fica mais sujeita também a danos físicos, por isso a importância de se preservar a embalagem que vem do produtor. “Fazemos um trabalho muito importante na produção e no controle das frutas com foco em higiene e segurança. É fundamental que esse cuidado seja estendido tanto na exposição como nas cestas ou sacolas”.

Sabor e saúde

A maçã é uma das frutas mais versáteis que existem. Além de poder ser consumida diretamente como fruta, ainda rende sucos, pratos salgados, chás e sobremesas.

Agrada ao paladar e traz benefícios diversos à saúde, entre eles prevenção de alergias, moderação de apetite, bom funcionamento das cordas vocais, combate à formação de cálculos renais e ainda ajuda no processo digestivo.

A ABPM

A ABPM foi fundada há 40 anos e até hoje dedica-se a representar o produtor e atuar em prol do desenvolvimento do segmento da maçã no Brasil.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]