A Lush, marca de cosméticos britânica, decidiu sair de todas as redes sociais. A empresa anunciou que vai se comunicar diretamente com os consumidores, via chat de seu site, e-mail ou telefone. A saída está programada para a próxima semana.
Em comunicado publicado simultaneamente em seus perfis no Instagram, no Facebook e no Twitter, a Lush disse que não quer pagar as plataformas para suas publicações serem vistas – via impulsionamento – e acrescentou: “estamos cansados de lutar contra os algoritmos“. O objetivo de abrir mão de seus 1,2 milhão de seguidores é criar um relacionamento mais próximo com eles. A marca afirma que as redes sociais dificultaram o contato direto entre as pessoas.
LEIA MAIS
Influenciadores digitais: o marketing boca a boca 4.0
6 Dicas para fazer a sua loja “famosinha” no Instagram
Agora, a marca vai apostar em influenciadores digitais. No ano passado, o marketing de recomendação movimentou US$ 4 bilhões globalmente. Afinal, nada mais convincente do que receber indicações de pessoas que comentam, de forma natural, suas experiências pessoais com determinados produtos e serviços.
O movimento pode parecer ousado para uma marca de cosméticos. Sair do Instagram, rede social queridinha dos millenials, que tem 800 milhões de usuários ativos, é, com certeza, um passo arriscado. De qualquer forma, os resultados da estratégia da Lush devem ser um bom termômetro para entender se isso pode se tornar uma tendência.
Confira o comunicado publicado pela Lush:
https://www.instagram.com/p/Bv_F76GFOZw/?utm_source=ig_web_copy_link
“As mídias sociais estão tornando cada vez mais difícil que conversemos diretamente uns com os outros. Estamos cansados ??de lutar contra algoritmos e não queremos pagar para aparecer no seu feed de notícias. Por isso, decidimos que é hora de nos despedirmos de alguns de nossos canais sociais e abrir a conversa entre você e nós.
A Lush sempre foi feita de muitas vozes, e é hora de todas elas serem ouvidas. Não queremos nos limitar a manter conversas em um só lugar, queremos que o social seja colocado de volta nas mãos de nossas comunidades – de nossos fundadores até nossos amigos.?
Somos uma comunidade e sempre fomos. Acreditamos que podemos fazer mais barulho usando todas as nossas vozes em todo o mundo, porque quando o fazemos, geramos mudanças, desafiamos normas e criamos uma revolução na indústria cosmética. Queremos que o social seja mais sobre paixões e menos sobre likes. ?
Na próxima semana, nossa equipe de atendimento ao cliente estará ativamente respondendo às suas mensagens e comentários, após este ponto, você pode nos falar via chat ao vivo no site, no e-mail [email protected] e pelo telefone: 01202 930051. ? ?
Este não é o fim, é apenas o começo de algo novo”.