O lucro líquido ajustado do GPA atingiu os R$ 58 milhões no primeiro trimestre deste ano, segundo divulgou a companhia. O crescimento foi de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
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“O trimestre foi marcado por melhorias operacionais importantes no Multivarejo e no Assaí, que levaram a um aumento da rentabilidade. Esse desempenho reflete principalmente um menor nível de quebra e a disciplina e controle das despesas operacionais, como resultado das iniciativas adotadas ao longo do último ano”, disse a empresa em relatório.
Assaí
O resultado, novamente, teve forte participação do Assaí, a bandeira de atacarejo da companhia. Ao todo, a marca apresentou alta de 28,8%. Em “mesmas lojas”, o crescimento foi de 12,9%.
A companhia já iniciou trabalhos de conversão de outras cinco lojas. A expectativa é atingir pelo menos 15 conversões até o final do ano. Com isso, a bandeira já representa 38,3% da receita líquida total.
“Assim como em 2016, o Assaí continua ganhando market share, resultado da maturação das lojas novas e do forte ritmo de expansão dos últimos anos”, disse a empresa em relatório.
Ao todo, o faturamento do Assaí atingiu R$ 4 bilhões.
Multivarejo
o Multivarejo da empresa, que reúne as marcas de alimentação Pão de Açúcar e Extra, apresentou alta de 2% em mesmas lojas e de 0,4%, considerando a receita total das bandeiras.
A estabilidade do Multivarejo deve-se a otimização do portfólio de lojas, que resultou no fechamento de 60 lojas nos últimos 12 meses. No trimestre, foram fechadas 20 lojas, sendo cinco hipermercados que estão em processo de conversão para Assaí.
Além disso, ainda há o efeito da menor inflação de alimentos no período.
Ao todo, o faturamento do Multivarejo alcançou R$ 6,5 bilhões.
Expansão
No primeiro trimestre, a empresa focou em dar continuidade ao plano de otimização do portfólio de lojas. Cinco lojas do Extra Hiper foram fechadas para conversão em Assaí. Outras 16 lojas foram fechadas, sendo 10 Minimercado Extra, um Pão de Açúcar, um Assaí, um posto de combustível e três drogarias.
No período, contudo, houve 48 novas adesões do projeto Aliados Compre Bem. Agora, já são 150 parceiros.