/
/
Lucro do Carrefour Brasil sobe 75% no segundo trimestre

Lucro do Carrefour Brasil sobe 75% no segundo trimestre

Varejo, Atacadão e e-commerce impulsionaram resultado de R$ 713 milhões no período. Varejo alimentar é beneficiado pela pandemia, assim como as vendas online

Ajudado pela pandemia do novo coronavírus, o Carrefour Brasil viu as vendas e o lucro acelerarem no segundo trimestre, puxados pelo e-commerce. Entre abril e junho, as vendas consolidadas do Grupo totalizaram R$ 17,6 bilhões, um crescimento de 18,3% (exceto gasolina), em relação a igual período de 2019. O grupo reportou uma expansão de 75% no lucro líquido ajustado em igual comparação, saltando para R$ 713 milhões.

De carona na quarentena, o resultado do e-commerce foi um dos destaques no período, alcançando R$ 918 milhões. As vendas online de alimentos saltaram 377% entre abril e junho, enquanto os não-alimentos cresceram 65%. Em conferência com analistas na terça-feira, 28, o vice-presidente de Finanças, Sébastien Durchon, pontuou que o as vendas online do grupo alcançaram em três meses o mesmo resultado dos últimos três anos.

A empresa, inclusive, se prepara para lançar uma nova plataforma, ainda no segundo semestre deste ano.

A participação dos canais online já representa 39% das vendas de eletrodomésticos e 7,7% das vendas de alimentos do varejo. São Paulo e Curitiba chamam atenção pela participação nas vendas online de alimentos em junho: 14% e 19% de taxa de penetração respectivamente.

ATACAREJO AJUDA PEQUENOS NEGÓCIOS E ELEVA LUCRO

O Atacadão, rede de atacarejo do grupo, também avançou em sua estratégia digital e lançou seu e-commerce, que inclui uma operação de marketplace. A plataforma ajudou pequenos empreendedores em momento de contenção de despesas. Com isso, as vendas brutas atingiram R$ 11,8 bilhões, um crescimento de 13,5% na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

Segundo os executivos do grupo, o bom resultado é reflexo de iniciativas como a Semana do Comerciante, realizada em junho. No período, as vendas em mesmas lojas cresceram 8,6% (exceto gasolina), o melhor nível já registrado pela companhia desde a abertura de capital do grupo, em 2017.

Fotos: Divulgação Carrefour

VAREJO CRESCE MAIS DE 30%

De abril a junho, as vendas do Carrefour Varejo (exceto gasolina) atingiram R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 30,3% na comparação cm o segundo trimestre de 2019. O modelo hipermercados cresceu 2,4 pontos percentuais na participação de mercado, ampliando seu market share.

A venda de alimentos no varejo teve alta de 16,2%. Campanhas promocionais bem-sucedidas, congelamento de preços dos produtos de marca própria e forte desempenho do e-commerce alimentar são alguns dos motivos apontados pelos executivos para o bom desempenho no período.

As vendas não-alimentares cresceram ainda mais: 52,3%, puxadas tanto pelos canais físicos quanto online. Dentro do segmento, as categorias têxtil e eletrodomésticos cresceram mais de 60% no trimestre.  Para os executivos, a localização dos hipermercados favoreceu as compras durante o período de isolamento.

Em nota, o CEO do Carrefour Brasil, Noël Prioux, destacou o desempenho “espetacular” mesmo em meio a um ambiente desafiador causado pela continuidade da pandemia de Covid-19.

“As vendas e a rentabilidade tanto no varejo quanto no Atacadão aumentaram fortemente em dois dígitos e as nossas operações de e-commerce apresentaram crescimento impressionante. Esses resultados atestam a relevância de nossa estratégia omnicanal e a força crescente de nosso ecossistema”, disse o executivo.

RESULTADO DO BANCO FICA ESTÁVEL

O faturamento total do Banco Carrefour alcançou R$ 7,9 bilhões, resultado considerado estável em relação ao ano passado, o que reflete sua política de crédito para limitar os riscos de inadimplência.

Com o conhecimento adquirido em relação ao comportamento dos consumidores, a companhia retomou seletivamente a aprovação de crédito e, em junho, mostrou forte melhoria, com 12,7% de expansão do faturamento na comparação anual.

Carrefour desenvolve cartilha de boas práticas em combate à COVID-19

Pandemia traz mudanças no consumo e nas finanças pessoais

Marca própria ganha preferência do consumidor

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]