Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lucro do Carrefour Brasil sobe 75% no segundo trimestre

Lucro do Carrefour Brasil sobe 75% no segundo trimestre

Varejo, Atacadão e e-commerce impulsionaram resultado de R$ 713 milhões no período. Varejo alimentar é beneficiado pela pandemia, assim como as vendas online

Ajudado pela pandemia do novo coronavírus, o Carrefour Brasil viu as vendas e o lucro acelerarem no segundo trimestre, puxados pelo e-commerce. Entre abril e junho, as vendas consolidadas do Grupo totalizaram R$ 17,6 bilhões, um crescimento de 18,3% (exceto gasolina), em relação a igual período de 2019. O grupo reportou uma expansão de 75% no lucro líquido ajustado em igual comparação, saltando para R$ 713 milhões.

De carona na quarentena, o resultado do e-commerce foi um dos destaques no período, alcançando R$ 918 milhões. As vendas online de alimentos saltaram 377% entre abril e junho, enquanto os não-alimentos cresceram 65%. Em conferência com analistas na terça-feira, 28, o vice-presidente de Finanças, Sébastien Durchon, pontuou que o as vendas online do grupo alcançaram em três meses o mesmo resultado dos últimos três anos.

A empresa, inclusive, se prepara para lançar uma nova plataforma, ainda no segundo semestre deste ano.

A participação dos canais online já representa 39% das vendas de eletrodomésticos e 7,7% das vendas de alimentos do varejo. São Paulo e Curitiba chamam atenção pela participação nas vendas online de alimentos em junho: 14% e 19% de taxa de penetração respectivamente.

ATACAREJO AJUDA PEQUENOS NEGÓCIOS E ELEVA LUCRO

O Atacadão, rede de atacarejo do grupo, também avançou em sua estratégia digital e lançou seu e-commerce, que inclui uma operação de marketplace. A plataforma ajudou pequenos empreendedores em momento de contenção de despesas. Com isso, as vendas brutas atingiram R$ 11,8 bilhões, um crescimento de 13,5% na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

Segundo os executivos do grupo, o bom resultado é reflexo de iniciativas como a Semana do Comerciante, realizada em junho. No período, as vendas em mesmas lojas cresceram 8,6% (exceto gasolina), o melhor nível já registrado pela companhia desde a abertura de capital do grupo, em 2017.

Carrefour
Fotos: Divulgação Carrefour

VAREJO CRESCE MAIS DE 30%

De abril a junho, as vendas do Carrefour Varejo (exceto gasolina) atingiram R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 30,3% na comparação cm o segundo trimestre de 2019. O modelo hipermercados cresceu 2,4 pontos percentuais na participação de mercado, ampliando seu market share.

A venda de alimentos no varejo teve alta de 16,2%. Campanhas promocionais bem-sucedidas, congelamento de preços dos produtos de marca própria e forte desempenho do e-commerce alimentar são alguns dos motivos apontados pelos executivos para o bom desempenho no período.

As vendas não-alimentares cresceram ainda mais: 52,3%, puxadas tanto pelos canais físicos quanto online. Dentro do segmento, as categorias têxtil e eletrodomésticos cresceram mais de 60% no trimestre.  Para os executivos, a localização dos hipermercados favoreceu as compras durante o período de isolamento.

Em nota, o CEO do Carrefour Brasil, Noël Prioux, destacou o desempenho “espetacular” mesmo em meio a um ambiente desafiador causado pela continuidade da pandemia de Covid-19.

“As vendas e a rentabilidade tanto no varejo quanto no Atacadão aumentaram fortemente em dois dígitos e as nossas operações de e-commerce apresentaram crescimento impressionante. Esses resultados atestam a relevância de nossa estratégia omnicanal e a força crescente de nosso ecossistema”, disse o executivo.

RESULTADO DO BANCO FICA ESTÁVEL

O faturamento total do Banco Carrefour alcançou R$ 7,9 bilhões, resultado considerado estável em relação ao ano passado, o que reflete sua política de crédito para limitar os riscos de inadimplência.

Com o conhecimento adquirido em relação ao comportamento dos consumidores, a companhia retomou seletivamente a aprovação de crédito e, em junho, mostrou forte melhoria, com 12,7% de expansão do faturamento na comparação anual.

Carrefour desenvolve cartilha de boas práticas em combate à COVID-19

Pandemia traz mudanças no consumo e nas finanças pessoais

Marca própria ganha preferência do consumidor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]