A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgaram nesta quarta (23) projeção do aumento de vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 11. Segundo as entidades, crescimento será de 1%, inferior à expansão registrada nos últimos cinco anos.
Os resultados de vendas dos anos anteriores acompanham o desempenho da economia brasileira, que tem decrescido em cascata desde 2010. No ano passado, crescimento nas vendas dos comerciantes foi de 3,7%, em 2012 (4,7%), 2011 (6,8%) e em 2010, 10%.
Segundo as entidades, consumidor se portará de forma cautelosa em relação aos seus gastos por causa dos juros altos ? que encarecem o crédito e a inflação que ?corrói o salário do consumidor?, nas palavras do presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Junior.
Os índices divulgados de anos anteriores levam em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais. Os setores que, tradicionalmente apresentam maior volume de vendas nesta data são vestuário, calçados, eletrônicos e perfumaria.
Já a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo estima aumento de 5% nas vendas no varejo do Estado. No ano passado, incremento foi de 7%. O tíquete médio ficará entre R$ 200.
Os desafios do enfrentados pelo varejo na economia brasileira também serão discutidos no maior evento de varejo da América Latina, o Brazilian Retail Week, organizado pelo Grupo Padrão e que acontece nos dias 29 e 30 de julho, em São Paulo. Clique aqui e faça sua inscrição.
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