/
/
Movimento no comércio cai 3,2% em junho

Movimento no comércio cai 3,2% em junho

Diminuição no movimento foi divulgado pelo Serasa e índice de vendas pelo SPC Brasil
Legenda da foto

Os consumidores frequentaram menos o comércio do País nesse mês, fazendo o fluxo de pessoas cair 3,2% em relação ao registrado em maio. A culpa, segundo os economistas da Serasa Experian, que realizou o levantamento, é da Copa. ?O evento provocou decretação de feriados em algumas das cidades sede e redução do expediente do comércio, gerando redução do volume de negócios?, diz o relatório.

No entanto, se comparado com junho de 2013, houve crescimento: 0,7%. No acumulado do ano, mais uma alta: 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os valores já estão com os fatores sazonais descontados. Outros motivos da queda do movimento em junho seriam, segundo o Serasa Experian, encarecimento dos juros, desemprego, baixa confiança dos consumidores e as ?incertezas? econômicas brasileiras.

A maioria dos segmentos do varejo sofreu com o fluxo de pessoas despencando em junho. O setor de materiais de construção teve queda de 13,1%, o de combustíveis e lubrificantes, baixa de 12,3%, veículos, motos e peças, -6,4%, supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, -4,2% e móveis, eletroeletrônicos e informática -3%. Somente o setor que agrega acessórios, tecidos, calçados e vestuário não apresentou nenhuma variação no mês.

Acumulado do ano

Olhando o cenário de uma maneira macro, a paisagem melhora. Os supermercados lideram o crescimento no varejo de janeiro a junho de 2014, com 3,7% de aumento no fluxo de clientes. Na segunda posição estão os combustíveis e lubrificantes: 3%, seguidos dos materiais de construção: 2,4%, móveis, eletroeletrônicos e informática: 0,5% e veículos, motos e peças: 0,3%.

O mesmo segmento que não apresentou variação no mês de junho é o que está pior no acumulado do ano: tecidos, vestuário, calçados e acessórios é o único setor do varejo que apresentou queda: -3,4% em relação a janeiro a junho de 2013. Para elaborar a pesquisa, são consultadas 6 mil empresas comerciais e o indicador é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

SPC Brasil

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confedereção Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram o indicador de vendas a prazo do mês de junho. Houve recuo de 2,06% em relação ao mesmo mês de 2013. De acordo com a entidade, culpa é da Copa e do cenário econômico.

Para a CNDL, os feriados em função do torneio afastaram os consumidores dos estabelecimentos de compras, prejudicando o desempenho das vendas. Segundo o SPC Brasil, o encarecimento do crédito, a baixa confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado contribuíram para o resultado. 

Leia mais:

Varejo americano gerou 40 mil vagas em junho

Supermercados fecham maio no azul

Movimento no comércio cai 3,2% em junho

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

CM Entrevista: O império da beleza de Mari Maria
Em entrevista à Consumidor Moderno, Mari Maria explica como escuta ativa, autenticidade e propósito transformaram sua marca em uma das preferidas da Geração Z
Novos executivos assumem posições estratégicas em grandes empresas no Brasil, como SulAmérica, Leroy Merlin e Unidas.
Novos executivos na SulAmérica, Leroy Merlin, Unidas e mais
Mudanças refletem uma aposta crescente em inovação, experiência do cliente e inteligência de dados como eixos estratégicos das organizações.
Netflix e Mercado Livre reinventam anúncios na busca pela atenção do consumidor
Marcas apostam em formatos clicáveis, vídeos compráveis e creators para aproximar publicidade, conteúdo e consumo
Sobre distrações e concentrações
Sobre distrações e concentrações
Em um mundo de atenção fragmentada, distração e concentração deixaram de ser opostos simples e viraram um campo de batalha dos negócios e das relações.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Quem assiste futebol só pelo futebol? Parceria entre McDonald’s e Coca-cola pode estar em crise Você sabia que pode pagar mais por ser mulher? Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados