Os consumidores frequentaram menos o comércio do País nesse mês, fazendo o fluxo de pessoas cair 3,2% em relação ao registrado em maio. A culpa, segundo os economistas da Serasa Experian, que realizou o levantamento, é da Copa. ?O evento provocou decretação de feriados em algumas das cidades sede e redução do expediente do comércio, gerando redução do volume de negócios?, diz o relatório.
No entanto, se comparado com junho de 2013, houve crescimento: 0,7%. No acumulado do ano, mais uma alta: 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os valores já estão com os fatores sazonais descontados. Outros motivos da queda do movimento em junho seriam, segundo o Serasa Experian, encarecimento dos juros, desemprego, baixa confiança dos consumidores e as ?incertezas? econômicas brasileiras.
A maioria dos segmentos do varejo sofreu com o fluxo de pessoas despencando em junho. O setor de materiais de construção teve queda de 13,1%, o de combustíveis e lubrificantes, baixa de 12,3%, veículos, motos e peças, -6,4%, supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, -4,2% e móveis, eletroeletrônicos e informática -3%. Somente o setor que agrega acessórios, tecidos, calçados e vestuário não apresentou nenhuma variação no mês.
Acumulado do ano
Olhando o cenário de uma maneira macro, a paisagem melhora. Os supermercados lideram o crescimento no varejo de janeiro a junho de 2014, com 3,7% de aumento no fluxo de clientes. Na segunda posição estão os combustíveis e lubrificantes: 3%, seguidos dos materiais de construção: 2,4%, móveis, eletroeletrônicos e informática: 0,5% e veículos, motos e peças: 0,3%.
O mesmo segmento que não apresentou variação no mês de junho é o que está pior no acumulado do ano: tecidos, vestuário, calçados e acessórios é o único setor do varejo que apresentou queda: -3,4% em relação a janeiro a junho de 2013. Para elaborar a pesquisa, são consultadas 6 mil empresas comerciais e o indicador é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
SPC Brasil
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confedereção Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram o indicador de vendas a prazo do mês de junho. Houve recuo de 2,06% em relação ao mesmo mês de 2013. De acordo com a entidade, culpa é da Copa e do cenário econômico.
Para a CNDL, os feriados em função do torneio afastaram os consumidores dos estabelecimentos de compras, prejudicando o desempenho das vendas. Segundo o SPC Brasil, o encarecimento do crédito, a baixa confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado contribuíram para o resultado.
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