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Lojas Sipolatti ganha eficiência com gestão de notas em nuvem

Lojas Sipolatti ganha eficiência com gestão de notas em nuvem

Lojas Sipolatti conta no BR Week os resultados da mudança do sistema de gestão de notas fiscais – uma das áreas mais problemáticas do varejo

Quando a fiscalização bateu na porta da Lojas Sipolatti, tradicional varejo do Espírito Santo, a demanda era que a marca apresentasse 50 mil notas fiscais. “Dependendo da quantidade, a gente demora 24 horas para achar uma nota em um arquivo físico e o varejo depende de agilidade”, disse Rodrigo Coutinho Barros, contador da varejista. A rede tem 37 lojas, é familiar, está na segunda geração de administração, fatura R$ 350 milhões e emite, por ano, 730 mil notas e cupons fiscais – mais de 2 mil notas fiscais por dia. É um volume que pode tornar qualquer negócio complexo.

“Lidar com essa grande quantidade de documentos fiscais pode trazer problemas aos processos”, diz. Para mudar essa dinâmica, a empresa iniciou um projeto para reformular o processo de gestão – foi neste meio período que a fiscalização bateu a porta da varejista. “Um dos problemas que verificamos é a dependência grande de fornecedor. Outro problema é entender o que de fato é eletrônico. As pessoas precisam entender o que é um documento fiscal eletrônico. As empresas tendem a achar que processos bem definidos é receber a nota por e-mail, mas quando a coisa aperta a gente vê a necessidade de uma gestão fiscal. Essas informações transitando por e-mail não é o ideal”, afirmou o executivo.

Durante três meses, o executivo procurou uma solução para sair do analógico. E uma das soluções foi fazer esse gerenciamento em nuvem, com a solução da startup Arquivei. “Queríamos uma ferramenta com a qual a gente pudesse interagir e proporcionar uma experiência diferente do usuário, que fosse sem limitações de acesso e acervo”, afirma Barros.

Como o processo foi em nuvem, a implantação demorou menos de um dia e em uma virada de noite, a varejista tinha três meses de arquivos recuperados. “Temos mais de 150 mil arquivos em nuvem e em um processo integrado. Ganhamos velocidade, mais segurança e consistência das informações”, disse o especialista. “Antes, tínhamos a dependência do fornecedor. Após a nota ser emitida existem muitos eventos que acontecem e agora acompanhamos em tempo real. A fiscalização não é uma preocupação, a preocupação é o tempo para atender a essa fiscalização e precisamos inovar”, diz.

Com a gestão em nuvem, a empresa economizou 96% de tempo, 89% dos funcionários disseram ter visto melhores nos processos e a empresa eliminou 93% de impressões internas. “A informação é distribuída por todos os setores da empresa”, avalia.

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