Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quais são as estratégias das lojas de departamento que sofrem com a crise

Quais são as estratégias das lojas de departamento que sofrem com a crise

As gigantes de departamento dos Estados Unidos, como a Macy's, têm sofrido com a queda de vendas. Descubra o que elas estão fazendo para reverter o quadro

As principais lojas de departamento dos Estados Unidos, Macy’s e Kohl’s, apresentaram resultados expressivos e melhores que o esperado no segundo trimestre do ano. Mesmo assim, especialistas avaliam que a melhoria não evitará que o setor continue sofrendo com os desafios nos próximos meses.
Segundo o site norte-americano e-Marketer Retail, mesmo superando as expectativas a vendas da Macy’s caíram 2,8%. A Kohl’s também teve retração no volume de vendas, com quedas de 0,4%.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Outro gigante na terra do tio Sam, a Nordstrom registrou aumento surpreendente de 1,7% nas vendas na mesma loja, liderado principalmente pelo aumento de 3,1% em sua cadeia Nordstrom Rack.
A Dillard’s também está entre as lojas mais prejudicadas. A empresa teve que aumentar os descontos e diminuir a margem de lucro ao ver suas vendas caírem 1%. A margem bruta das operações da companhia, no entanto, diminuíram 2,35%.

Desafios

Segundo a publicação norte-americana, embora existam variáveis que separam o desempenho dos varejistas de lojas de departamento, os desafios do setor em si são semelhantes. Boa parte deles, em especial os que possuem lojas nos chamados shoppings de nível médio, está sofrendo com a queda do tráfego nesses estabelecimentos, em parte devido ao crescimento do e-commerce.
Dados da RetailNext mostram que, até julho deste ano, as lojas de materiais de construção nos Estados Unidos diminuíram o tráfego nas lojas mensalmente desde janeiro de 2014. Quando falamos em lojas de departamentos, as próprias Macy’s e Kohl’s alegaram que o tráfego no segundo trimestre também caiu.

Perfil do consumidor

O e-Marketer Retail afirma que o comportamento dos consumidores também está mudando. “Mais compradores tendem a querer sentir que eles conquistaram uma barganha, ao invés de comprar uma marca de nome e com preço total. E muitos optam por reduzir as compras de bens materiais, escolhendo em vez disso se concentrar em viagens e outras compras experienciais”, diz a publicação.
“Operamos em um ambiente de competição intensa e disruptiva”, disse o novo presidente e CEO da Macy, Jeff Gennette ao e-Marketer, acrescentando que a empresa continuará sendo “muito promocional”.

Estratégias

As lojas de departamento dos Estados Unidos estão buscando transformar suas lojas físicas em vantagens quando se trata de e-commerce. A Kohl’s, por exemplo, está testando um recurso que permite que seus compradores online economizem quando optam por retirar a mercadoria nas lojas.
“Acreditamos que isso pode reduzir os custos e também melhorar o tráfego ao mesmo tempo”, disse Kevin Mansell, CEO da Kohl, ao site americano. “Nós acreditamos que as lojas físicas são uma fonte de força em um mundo omnichannel”.
A Macy também transformou alguns de seus departamentos de sapato e beleza em áreas de venda aberta e auto-atendimento. Enquanto isso, cerca de metade de suas vendas é de 10% de seus clientes, a empresa está lançando um novo programa de fidelidade, uma tendência observada em todo o setor varejista.

Expectativas

Estes são “todas as coisas do tipo de band-aid”, disse Mark Cohen da Columbia Business School em uma entrevista. “A inclinação da curva de seu desempenho continua a apontar para baixo. A inclinação pode diminuir um pouco, mas não aparecer. Macy’s é a criadora de todo o setor. O gênero da loja de departamentos está em declínio “, completou o especialista ao site norte-americano.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]