A marca de moda de luxo Christian Louboutin, designer responsável por criar as icônicas solas de sapatos vermelhas, acaba de ganhar um novo espaço no Shopping Iguatemi de São Paulo. A primeira loja da Louboutin na América Latina, inaugurada em 2009, traz elementos inspirados na casa de verão de seu criador, em Portugal. Localizada na proximidade de Melides, a propriedade litorânea reúne oito chalés com um atelier, além de uma torre destinada a festas e encontros inspirada no observatório de Jantar Mantar, na Índia.
A casa de Christian Louboutin é repleta de obras artísticas como quadros, máscaras e esculturas, além de móveis adquiridos em antiquários – uma paixão do artista. Há também azulejos customizados exclusivamente para a residência, remetendo à tradição portuguesa, e animais empalhados. A casa em Melides é um dos destinos do designer para desenhar novas coleções de inverno, e também para descansar no verão – período em que prefere pausar as criações e relaxar.
Vários desses elementos se refletem na nova loja de luxo do designer no Shopping Iguatemi, como os azulejos verdes, as paredes brancas, os móveis que expõem sapatos e bolsas da marca, e os elementos da natureza estampados em um mural e em flores. Além disso, um carpete vermelho remete à marca registrada dos calçados Louboutin, cor dos solados de stilettos, tênis e sapatilhas.
“As boutiques devem parecer uma sala de estar, onde os clientes não se sentem em uma loja, mas na casa de um amigo que os ama e os conhece bem”, conta Christian Louboutin. “O amigo deles preparou diferentes espaços em vários cantos do mundo onde podem se encontrar e se divertir”.
Paixão à brasileira
Christian Louboutin frequenta o Brasil há quase 20 anos. A paixão é tanta que Louboutin escolheu o país para ser a primeira – e única – sede de uma de suas lojas na América Latina, e sua 17ª no mundo. Inaugurada em 2009, o primeiro dia de abertura resultou em cerca de 30 pares vendidos – o que, considerando o alto valor de um simples modelo, pode ser considerado um sucesso de vendas.
Na juventude, acompanhou a criação da cidade de Brasília e passou a se apaixonar pelas curvas de Oscar Niemeyer. Os dois até tinham intenções de criar uma coleção juntos, mas o arquiteto faleceu em 2012, aos 104 anos de idade, antes que o projeto pudesse ser idealizado e concretizado. Um ano antes, Louboutin lançou sua segunda loja no país, no Shopping Iguatemi da capital brasileira. Não coincidentemente, a boutique – de projeto do arquiteto norte-americano Eric Clough – homenageava Niemeyer em seu design.
Em 2022, Christian Louboutin também lançou um modelo de tênis masculino chamado Arpoador – uma clara alusão ao Rio de Janeiro, cidade na qual o designer também possui uma residência.
Sola vermelha
Em 2023, os solados vermelhos que estampam os modelos de sapatos Louboutin celebraram seus 30 anos. A ideia nasceu em 1992, quando o estilista idealizou um sapato inspirado em “Flores”, obra do gênero art pop de Andy Warhol, na cor rosa e que levava uma flor de tecido em seu design. Ao ver uma de suas assistentes pintando a unha de vermelho, lhe veio o clique: pegou o esmalte da colega e pintou a sola.
Em 1993, o novo design passou a estampar as coleções e, assim, se tornou um dos maiores símbolos da marca e da moda de luxo mundial. Desde então, estampou produções audiovisuais como “Sex and the City” e até mesmo na entrevista da personagem Miss Piggy dos Muppets ao programa “Late Night with Jimmy Fallon”, além de decorar os pés de artistas como Taylor Swift e Beyoncé em suas últimas turnês.
Hoje, quem compra um sapato Louboutin em qualquer uma de suas lojas espalhadas pelo globo, pode solicitar assistência para renovar as solas vermelhas. Nesses casos, os calçados geralmente são enviados ao atelier Minuit Moins 7, que possui lojas em Paris e Londres – o único autorizado e recomendado pelo próprio Christian Louboutin a trocar as solas dos modelos do designer.