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Empresas líderes utilizam IA em três áreas ao mesmo tempo

Empresas líderes utilizam IA em três áreas ao mesmo tempo

Pesquisa mapeia as práticas das lideranças em IA nos Estados Unidos e suas prioridades para o uso da tecnologia

As empresas que lideram o uso e os resultados obtidos com Inteligência Artificial (IA) possuem uma semelhança. Em vez de focaram o uso de IA em um único objetivo por vez, essas organizações utilizam a ferramenta em três áreas ao mesmo tempo. São elas: transformação dos negócios, tomada de decisão e modernização de sistemas e processos.

A PwC 2022 AI Business Survey analisou mil empresas nos Estados Unidos executivos de tecnologia sobre o uso de IA nos negócios. Os resultados, divulgados em julho de 2023, apontam 364 empresas que estão na frente quando o assunto é Inteligência Artificial. Todas estão adotando uma abordagem holística e colhendo frutos de suas iniciativas com as ferramentas.

As empresas líderes apontam uma probabilidade de 36% de expandir o uso da ferramenta no restante da organização. As demais apontam uma probabilidade de 20%. Isso porque, ao reunir líderes de toda a empresa, a abordagem holística facilita a escala e o compartilhamento de dados entre áreas e equipes.

A pesquisa também aponta que as líderes também têm o dobro de chances de obter valor substancial em iniciativas de IA que visam melhorar, entre outros aspectos: a produtividade, a tomada de decisão, a experiência do cliente, a inovação de produtos e serviços e a experiência do funcionário.

De acordo com as empresas líderes, as três esferas que obtém maior valor substancial do uso de Inteligência Artificial são: aumento da produtividade por meio da automação (segundo 44% dos respondentes), otimização da tomada de decisão (41%) e melhora na experiência do consumidor (40%). Para as empresas não-líderes, os números chegam praticamente à metade: 20%, 19% e 21%, respectivamente.

O segredo do sucesso

Ao adotar essa abordagem holística, considerando os três fatores – transformação dos negócios, tomada de decisão e modernização de sistemas e processos –, as empresas líderes incorporam um ingrediente essencial. Trata-se da unificação de investimentos e gerenciamento de dados, uso da Inteligência Artificial e processos em nuvem em uma combinação única.

Em escala, a IA pode fornecer mais valor quando incorporada a sistemas que funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana, que analisam e tomam decisões em dados. Esses sistemas, por sua vez, precisam de poder de computação baseado em nuvem para escalar a ferramenta e atender as demandas da organização.

Segundo a pesquisa, essa abordagem unificada obtém ainda mais sucesso quando a responsabilidade sobre os dados é atribuída a uma pessoa, como um Chief Data Officer ou diretor dados, ou a uma equipe que assegurará o compartilhamento e a governança dos dados. Essa centralização ajuda a empresa a conectar seus dados à ferramenta de IA de forma a beneficiar diversas linhas de negócios. 36% das empresas que trabalham com a abordagem holística de IA planejam usar a tecnologia pra estruturar uma visão ampla de todos os dados que afetam suas organizações.

Cinco prioridades-chave para o sucesso com IA

O levantamento da PwC também aponta que as empresas líderes estão planejando focar em cinco prioridades para o uso de Inteligência Artificial. O objetivo é entregar resultados valiosos e realistas para seus negócios.

1. Tomar decisões com o uso de IA

A Inteligência Artificial permite incorporar e analisar informações numa quantidade e velocidade que profissionais humanos não conseguem. Por isso, é uma aliada em diferentes processos de tomada de decisão. Por exemplo, a ferramenta é capaz de analisar uma grande quantidade de dados históricos sobre vendas de produtos, margens, custos de fornecedores e de satisfação dos clientes. Com isso, consegue ajudar a organização a otimizar seus preços para as próximas vendas.

Há ainda pouco uso da IA para decisões comerciais complexas, mas o estudo aponta que isso pode mudar em breve. Por exemplo, a ferramenta poderia ajudar na tomada de decisão de M&A (fusão e aquisição) e nos processos de due dilligence, prevendo respostas regulatórias.

2. Aproveitar o poder de simulação da IA

Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados planejam usar a ferramenta para realizar simulações, como gêmeos digitais, ainda em 2023. Além de fornecer insights detalhados, as simulações podem também aumentar a velocidade e reduzir riscos de operações futuras. Trata-se de uma forma de prever cenários em um ambiente virtual e, a partir das possibilidades previstas, adotar o caminho mais adequado para a realidade do negócio. Por exemplo, a simulação pode ser utilizada para prever dinâmicas de preços da cadeia de suprimentos e possíveis interrupções.

3. Avaliar e prever o ROI da IA

Por mais que a tecnologia da Inteligência Artificial seja objeto de desejo de muitas empresas, o ROI (Return on Investment, ou retorno do investimento) ainda é pouco substancial. Enquanto os usos da IA em aspectos pouco urgentes acabam resultando em retornos financeiros atrativos, é mais difícil prever o ROI de usos mais sofisticados e que abordam desafios mais concretos.

Mas as empresas líderes já estão se tornando capazes de fazer previsões de ROI devido a novos métodos de avaliação. Alguns exemplos de retornos observados são o aumento da produtividade, custos, desenvolvimento dos funcionários, e gastos com hardware. A IA, em sua abordagem holística, também pode ajudar empresas e lideranças a prever incertezas de outras iniciativas que utilizam a ferramenta e, assim, ajuda a melhor alocar recursos.

4. Tornar a IA responsável

Os processos de IA responsável – modelo que garante a segurança, a confiabilidade e a imparcialidade da tecnologia – são capazes de avaliar aspectos como robustez, viés, equidade e transparência de seus modelos. Uma governança de IA responsável também oferece, na avaliação e validação de modelos de IA, verificações e protocolos de escalonamento.

A pesquisa aponta que 98% dos entrevistados tinham planos para tornar suas ferramentas de IA responsáveis em 2022. No entanto, menos da metade está planejando como implementar esses planos. Essa falta de ação reflete os desafios do processo, já que requer experiência em tecnologia e de negócios.

5. Resolver desafios do mercado de trabalho com IA

98% das empresas entrevistas acreditam a Inteligência Artificial pode superar desafios do mercado de trabalho, e estão utilizando a ferramenta para aumentar a automação e reduzir necessidades de contratação – ou se planejando para isso. A grande dificuldade das empresas está, justamente, em recrutar e reter talentos especializados em IA. Para se ter uma ideia, 79% das empresas entrevistadas estão desacelerando suas iniciativas de IA devido à disponibilidade limitada de talentos ou desenvolvendo um plano para desacelerar.

No entanto, empresas que adotam uma abordagem holística têm mais probabilidade (23%) de continuar avançando com suas iniciativas de forma ininterrupta – apesar da escassez de profissionais especializados. Empresas que não adotam essa abordagem, têm uma probabilidade de 14%. Isso se deve ao fato de que as líderes estão mais propensas a buscar boas práticas, como retreinar e reorganizar equipes para este fim.

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