Pesquisar
Close this search box.
/
/
Liderança entre triunfos e decepções, entre elas a de quebrar o Google

Liderança entre triunfos e decepções, entre elas a de quebrar o Google

Web Summit destaca o ônus e o bônus de ser líder em um momento tão incerto e obscuro quanto o atual

Definitivamente, a vida não está nada fácil nem mesmo para as brilhantes e reconhecidas lideranças do país e do mundo. Ser um líder representa conviver com decepções constantes e vitórias ocasionais. Do enfrentamento da COVID-19, ao home office, dos pedidos de demissão à instabilidade econômica, do patrulhamento de consumidores nas redes sociais às novas tecnologias, como o metaverso, os líderes estão pressionados por todos os lados.

Mas todo desafio e toda crise trazem aprendizados. Logo, por que se dedicar a ouvir as experiências de outros líderes para confrontar a solidão do poder e assimilar novas referências que ajudem a enfrentar tempos de crise?

Leia Mais: Como liderar em tempos de crise?

Nesse contexto, Christina Cacioppo, co-fundadora e CEO da Vanta, plataforma de compliance ligada a Sequoia Capital, Edith Harbaugh, co-fundadora e CEO da LaunchDarkly, plataforma de gestão, Wesley Chan, co-fundador e sócio da FPV Ventures conversaram com a Nicole Carroll, editora-chefe do USA Today no Web Summit. Em foco, os aprendizados dos líderes com seus triunfos e derrapadas.

Confessar fracassos nunca é fácil para os líderes. A literatura corporativa normalmente abordar os sucessos, e é sempre difícil ver que podem enfrentar e encarar fracassos ao longo das carreiras. Nicole Carroll, mediadora do painel, observa que nem sempre os líderes se sentem confortáveis para falar dos erros e das adversidades que acabaram moldando seu próprio jeito de liderar.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Wesley Chan, sócio da FPV Ventures, que trabalhou diretamente com Larry Page e Sergei Brin, fundadores do Google, teve de enfrentar um problema gigantesco: ao inserir uma atualização no código do site do buscador, ele simplesmente derrubou… o próprio Google. Logo, Wesley tem o título de ser o criador do maior desastre da história do buscador onipresente na história.

Hoje, Wesley se considera um privilegiado de poder compartilhar essa história, pois ele conseguiu dar a volta por cima e certamente colheu muitos aprendizados dessa falha que os ajudaram em sua trajetória de líder. Imaginem o absurdo de derrubar o Google!

Leia Mais: Sai o CEO, entra o ZEO: conheça a visão de liderança da Geração Z

Encarar o fracasso prepara para o sucesso

Edith defende que a liderança deve ser tolerante ao erro, evidentemente com o cuidado de “não quebrar a internet”, mas dar segurança psicológica para que as pessoas não receiem correr riscos é importante para não inibir a inovação.

Cometer erros traz um tipo de sabedoria para as pessoas. Normalmente, um líder de uma empresa grande comete vários erros de U$ 1 milhão, mas isso o ensina a não cometer erros de US$ 1 bilhão. Wesley afirma que aprendeu uma lição valiosa com Jeff Bezos: evite erros que sejam personalistas, tente sempre dividir responsabilidades para que o problema não fique totalmente nas nossas costas. Saber compartilhar o poder, os sucessos e as expectativas ajudam a dar sentido para o trabalho coletivo e ajuda a mapear problemas no caminho.

Conheça o Mundo do CX

Christina Cacioppo diz que o período de pandemia trouxe muita inspiração sobre como trabalhar a cultura corporativa e tentar tocar a empresa e tomar decisões com as pessoas distantes, e o desafio de tomar decisões claras e consistentes. Enfrentar crises também pressupõe a humildade de aprender com os outros CEOs, discutir e buscar conselhos.

É interessa até perceber como encarar o fracasso torna o líder acessível, o humaniza e o torna parte real do time de colaboradores. Um líder não pode deixar de tentar e de buscar o seu melhor para inspirar times e buscar a evolução. Como última provocação, Nicole pergunta a Wesley o que os líderes podem aprender com a postura de Elon Musk. Sua resposta, direta e reta: façam exatamente o oposto dele, não vejo como ser personalista nesse nível faça com que ele reconheça que erra alguma vez.

*A cobertura do Web Summit é uma parceria da Consumidor Moderno com Oásis Lab.


+ Notícias

Experiência do cliente é campo de inovações em série: vale a pena entender

Retenção de clientes na era da lealdade descartável

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]