Pesquisar
Close this search box.
/
/
Liderança entre triunfos e decepções, entre elas a de quebrar o Google

Liderança entre triunfos e decepções, entre elas a de quebrar o Google

Web Summit destaca o ônus e o bônus de ser líder em um momento tão incerto e obscuro quanto o atual

Definitivamente, a vida não está nada fácil nem mesmo para as brilhantes e reconhecidas lideranças do país e do mundo. Ser um líder representa conviver com decepções constantes e vitórias ocasionais. Do enfrentamento da COVID-19, ao home office, dos pedidos de demissão à instabilidade econômica, do patrulhamento de consumidores nas redes sociais às novas tecnologias, como o metaverso, os líderes estão pressionados por todos os lados.

Mas todo desafio e toda crise trazem aprendizados. Logo, por que se dedicar a ouvir as experiências de outros líderes para confrontar a solidão do poder e assimilar novas referências que ajudem a enfrentar tempos de crise?

Leia Mais: Como liderar em tempos de crise?

Nesse contexto, Christina Cacioppo, co-fundadora e CEO da Vanta, plataforma de compliance ligada a Sequoia Capital, Edith Harbaugh, co-fundadora e CEO da LaunchDarkly, plataforma de gestão, Wesley Chan, co-fundador e sócio da FPV Ventures conversaram com a Nicole Carroll, editora-chefe do USA Today no Web Summit. Em foco, os aprendizados dos líderes com seus triunfos e derrapadas.

Confessar fracassos nunca é fácil para os líderes. A literatura corporativa normalmente abordar os sucessos, e é sempre difícil ver que podem enfrentar e encarar fracassos ao longo das carreiras. Nicole Carroll, mediadora do painel, observa que nem sempre os líderes se sentem confortáveis para falar dos erros e das adversidades que acabaram moldando seu próprio jeito de liderar.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Wesley Chan, sócio da FPV Ventures, que trabalhou diretamente com Larry Page e Sergei Brin, fundadores do Google, teve de enfrentar um problema gigantesco: ao inserir uma atualização no código do site do buscador, ele simplesmente derrubou… o próprio Google. Logo, Wesley tem o título de ser o criador do maior desastre da história do buscador onipresente na história.

Hoje, Wesley se considera um privilegiado de poder compartilhar essa história, pois ele conseguiu dar a volta por cima e certamente colheu muitos aprendizados dessa falha que os ajudaram em sua trajetória de líder. Imaginem o absurdo de derrubar o Google!

Leia Mais: Sai o CEO, entra o ZEO: conheça a visão de liderança da Geração Z

Encarar o fracasso prepara para o sucesso

Edith defende que a liderança deve ser tolerante ao erro, evidentemente com o cuidado de “não quebrar a internet”, mas dar segurança psicológica para que as pessoas não receiem correr riscos é importante para não inibir a inovação.

Cometer erros traz um tipo de sabedoria para as pessoas. Normalmente, um líder de uma empresa grande comete vários erros de U$ 1 milhão, mas isso o ensina a não cometer erros de US$ 1 bilhão. Wesley afirma que aprendeu uma lição valiosa com Jeff Bezos: evite erros que sejam personalistas, tente sempre dividir responsabilidades para que o problema não fique totalmente nas nossas costas. Saber compartilhar o poder, os sucessos e as expectativas ajudam a dar sentido para o trabalho coletivo e ajuda a mapear problemas no caminho.

Conheça o Mundo do CX

Christina Cacioppo diz que o período de pandemia trouxe muita inspiração sobre como trabalhar a cultura corporativa e tentar tocar a empresa e tomar decisões com as pessoas distantes, e o desafio de tomar decisões claras e consistentes. Enfrentar crises também pressupõe a humildade de aprender com os outros CEOs, discutir e buscar conselhos.

É interessa até perceber como encarar o fracasso torna o líder acessível, o humaniza e o torna parte real do time de colaboradores. Um líder não pode deixar de tentar e de buscar o seu melhor para inspirar times e buscar a evolução. Como última provocação, Nicole pergunta a Wesley o que os líderes podem aprender com a postura de Elon Musk. Sua resposta, direta e reta: façam exatamente o oposto dele, não vejo como ser personalista nesse nível faça com que ele reconheça que erra alguma vez.

*A cobertura do Web Summit é uma parceria da Consumidor Moderno com Oásis Lab.


+ Notícias

Experiência do cliente é campo de inovações em série: vale a pena entender

Retenção de clientes na era da lealdade descartável

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]