Pesquisar
Close this search box.
/
/
Liderança Resiliente: O Case da Yes! Cosmetics no mercado de beleza

Liderança Resiliente: O Case da Yes! Cosmetics no mercado de beleza

Buscando conexão emocional, a marca oferece mais de 250 produtos 100% veganos

O mercado de beleza é conhecido por sua resiliência e constante evolução, com inúmeras marcas buscando estratégias para se destacar frente à concorrência. De acordo com dados da McKinsey, a previsão é que o setor alcance a marca de $580 bilhões até 2027. Em meio a essa competitividade, a Yes! Cosmetics se destaca como uma marca que não apenas sobrevive, mas prospera, graças a uma liderança com foco no aprimoramento contínuo.

À frente dos negócios está Cândido Espinheira, o CEO da Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, cuja liderança se baseia em softs skills essenciais como resiliência, inteligência emocional, comunicação clara, pensamento estratégico. Para Espinheira, liderar em um mercado tão dinâmico não é apenas uma responsabilidade, mas um desafio diário que requer uma abordagem multifacetada.

Uma prática que se destaca na liderança de Espinheira é o acompanhamento próximo do cotidiano da empresa. Dessa forma, permite ao executivo identificar oportunidades de aprimoramento na entrega de produtos e serviços, além de oferecer insights sobre a motivação e desenvolvimento profissional dos colaboradores.

“A experiência mexe com as emoções e estas conectam pessoas. Pessoas se unem por um propósito. Gosto de acompanhar de perto o dia a dia da empresa, assim consigo observar quais medidas podemos adotar para melhorar na entrega e como posso ajudar os colaboradores a se manterem motivados e crescerem profissionalmente”, compartilha Espinheira.

A Experiência como diferencial competitivo

Espinheira destaca a importância de criar uma experiência única para os consumidores, algo que vai além do produto em si. Ao se concentrar nas emoções e na conexão entre pessoas, a Yes! Cosmetics busca não apenas vender produtos, mas também construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

“Conseguir nos conectar com o consumidor através da maior quantidade de sentidos possíveis. Sabemos que existem cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Há quem diga até que tem um “sexto sentido”, mas é na pele que está concentrado o maior número de sentidos adicionais, graças ao alto número de terminações nervosas diferentes. A Yes! Cosmetics já se conecta com o consumidor por quase todos eles e isso é um privilégio deste setor” explica.

Liderança com foco

Jeffrey Timmons disse uma vez: “A felicidade é um fluxo de caixa positivo.” Espinheira concorda plenamente com essa filosofia e acredita que o segredo para o sucesso não é apenas profissional, mas também pessoal, está na busca de um fluxo constante de experiências positivas.

Para o executivo, uma das chaves para manter esse fluxo é dedicar tempo a atividades fora do ambiente de trabalho. “Viagens, pedaladas, caminhadas, leituras e até mesmo partidas de frescobol são essenciais para meu equilíbrio”, revela.

De acordo com o executivo, esse momento de respiro é importante para manter a mente focada e produtiva no ambiente profissional.

“Nossa mente necessita de uma pausa para trabalhar melhor. Por isso, para uma boa gestão, ter um momento para aliviar o estresse do dia a dia, é importante. Uma divisão do dia com uma parte dedicada a atividades diversas da rotina de trabalho, faz toda diferença, inclusive para a saúde física e mental.”, diz Espinheira. Uma prática que ele adota é dividir seu dia, reservando uma parte para atividades que aliviam o estresse do cotidiano.

Consumo e experiência

A rede, que começou há 23 anos, com apenas 12 deo colônias e 15 cores de batons, tem atualmente no portfólio mais de 250 produtos à disposição, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios. Inclusive, de linha assinada pela apresentadora Sabrina Sato, parceria de muito sucesso realizada há mais de 10 anos.

“A Yes! Cosmetics vai continuar desenvolvendo produtos veganos excelentes, acessíveis ao maior número de consumidores possível. Sempre acreditamos que podemos fazer excelentes produtos com preços muito bons, dando acesso a beleza. Estamos expandindo em todos os estados do Brasil através do modelo de franquias”.

Com arquitetura moderna, as lojas são aconchegantes, inclusivas e digitais, já que os pagamentos são realizados por meio de checkouts móveis, que proporcionam mais agilidade e menos filas, além de seguir as novas regras e parâmetros de biossegurança.

Preocupada com a sustentabilidade, a companhia acompanha as principais tendências mundiais e hoje, desenvolve itens com fórmulas livre de parabenos e triclosan e que não são testados em animais, isto é, são cruelty free. Nas lojas, a rede disponibiliza o #YesRecicla, equipamento customizado em formato de batom para o descarte de materiais recicláveis, de qualquer marca. E, reforçando esse cuidado, oferece embalagens que são de papel com certificação FSC – selo que garante a origem de bom manejo florestal.

Atualmente, com 130 unidades pelo Brasil, além da presença no e-commerce e venda direta. Para 2024, a previsão é chegar a 200 unidades espalhadas em todos os estados do Brasil, o que representaria um crescimento de mais de 40% no faturamento da rede.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]