/
/
5 lições das startups para a gestão de todas as empresas

5 lições das startups para a gestão de todas as empresas

Quando um empresário decidiu investir em inovação, procurou exemplos práticos dessas novas organizações que têm tanta agilidade. Confira o que ele aprendeu

Falar sobre inovação, agilidade, boas ideias é praticamente referir-se diretamente às startups – as tais empresas de modelo enxuto e escalável que estão conquistando o mercado em diversas partes do mundo. Muitas já se tornaram referência em disrupção e estão influenciando outras companhias maiores, que estão remodelando todo o seu negócio para buscar justamente essa veia inovadora.

Na prática, porém, como essas organizações podem ajudar as empresas maiores? A Nimbi, uma empresa especializada em gestão de compras para a cadeia de suprimentos, investiu R$ 40 milhões para modernizar toda a sua plataforma, reduzindo os custos de adoção para as empresas que a utilizam.

O processo foi inspirado na atuação das startups – características de gestão e cotidiano que a empresa implementou em seu próprio dia a dia. O sócio-diretor, Carlos Henrique Campos, destaca as lições principais que aprendeu com os novos empreendedores. Confira:

1 – Ambiente inovador
Startups operam em ambiente mais descontraídos e criativos, que apoiam a sua atividade. Para Campos, as empresas mais consolidadas deveriam fazer o mesmo, criando ou mesmo remodelando o seu ambiente de trabalho. A prática traz um novo tipo de incentivo para os colaboradores. “Com isso é possível nortear uma nova cultura dentro da empresa, estimulando valores que são regidos por inovação, criatividade, além do senso crítico e de equipe, para que todos possam trazer novas ideias”, explica.

2 – Conheça o que é novo
A principal lição das novas empresas aponta para a tecnologia como uma ferramenta sem precedentes. É fundamental que as organizações mais tradicionais se atualizem. “A dinâmica do mercado convida à reinvenção”, analisa o executivo. Observar como as startups executam e se adaptam às novas tecnologias é fundamental para incentivar outras empresas.

3- Cultura abrangente
Não há mais espaço para uma cultura organizacional baseada em regras antiquadas e ultrapassadas. A chamada geração Millennial (nascidos entre 1977 e 2000) é comporta por profissionais hiperconectados, otimistas, que conhecem profundamente a tecnologia, são atraídos pela inovação, tem grande poder de compra e são idealistas. Fora isso, possuem grande senso de responsabilidade e de crítica, e desejam ter a flexibilidade de levantar da mesa para dar uma volta na hora que bem entenderem. “É preciso entender esse profissional, dando a assistência necessária para que ele possa ter a autoestima elevada para poder inovar dentro da empresa”, afirma Campos.

4- Tratamento horizontal
Em uma cultura corporativa convencional, é comum existir os cargos de chefia, de gerência e de execução. Trabalhar de forma horizontal, de igual para igual, foi um quebra trazida pelas startups. O diretor da Nimbi acredita que não estipular essa hierarquia de forma definida também pode ter um impacto positivo para os colaboradores da empresa. “Eliminar as nomenclaturas tradicionais pode servir para unir as equipe, dando a todos os integrantes o mesmo peso”, aponta.

5- Metodologias ágeis
Quem conhece um pouco mais a fundo a cultura das startups, sabe o quão as chamadas metodologia ágeis são utilizadas. Para organizar os processos internos e otimizar a gestão do desenvolvimento de produtos ligados à tecnologia, elas podem ser implementadas em outras áreas da empresa, diz Campos. “É possível utilizar essas metodologias em áreas como marketing e recursos humanos”, diz o executivo. “Tudo isso ligado à cultura de startups, que nada mais é do que a aplicação de ideias inovadoras, colocadas em prática no curto prazo”, complementa.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]