Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lições de Gestão que aprendi no Ironman

Lições de Gestão que aprendi no Ironman

Natanael Sena conversa com Marco Aurélio, executivo de vendas da 3ª maior Telecom do mundo, que conta a pratica do Ironman o ajudou na vida profissional

Em uma maratona você corre 30 quilômetros com as pernas, 12 quilômetros com a cabeça e 195 metros com o coração. A escalada corporativa também é assim, tem horas que não é pela força, nem pelo racional, é pelo amor que você chega ao topo” foi assim que começou minha conversa com o Marco Aurélio, o ouvindo fazer associações de forma apaixonada pelo desafio do esporte e os desafios da vida corporativa.

Marco concilia os desafios de uma posição de executivo com a de praticante de Ironman, os números são espantosos, tais como as metas que ele deve entregar diariamente atuando como diretor na área de vendas de Telecom. Em uma prova de Ironman você nada aproximadamente 4km, na sequencia você pelada mais 180km e finaliza correndo uma maratona de 42km.

Quando o questionei sobre qual desafio era maior a resposta foi direta: “Esses desafios se completam, é um questão de planejamento e regularidade na execução. Você não chega ao final do mês batendo sua meta, se não se preocupar com ela diariamente. Da mesma forma, como eu não conseguiria completar uma prova de Ironman, que dura aproximadamente 14horas, se um dia eu não tivesse começado a treinar. Sete anos atrás meu corpo era 40% de gordura, isso a gente não muda da noite para o dia, o desafio é diário.”

Marco perdeu o pai quando tinha apenas 20 anos, ele menciona que seu pai era seu herói e que ele apenas teve noção da necessidade de mudança dos seus hábitos alimentares e físicos quando o seu filho Guilherme, com apenas 8 anos, o questionou sobre a morte. “Eu não tinha horário para nada, chegava tarde do trabalho, minha janta era um refrigerante 2 litros e alguma coisas que eu poderia colocar no micro-ondas, meu filho mudou isso quando me fez entender que eu poderia não viver tempo o suficiente para ver meus netos, assim como meu pai não viu os dele”.

A mudança foi drástica, horários, alimentação, acompanhamento médico e a prática regular de exercícios, tudo teve que mudar e se adaptar a rotina já apertada de um executivo. Mas para ele, nenhum sucesso na vida profissional iria justificar uma falência na sua própria saúde.

Além da pratica do Ironman, Marco soma mais de 23 meia maratonas, 7 maratonas e 6 meios ironman. Já participou de provas nos quatro continentes, enfrentando temperaturas que oscilam entre o calor de fortaleza e no frio de Berlin.

Passado onze anos de quando iniciou sua vida esportiva, Marco consegue compartilhar com a gente cinco conselhos, que segundo ele, podem nós ajudar a alavancar nossa vida pessoal e profissional:

1. Tenha um propósito

Saiba aonde você quer chegar, nunca se esqueça de onde você veio e tenha ciência absoluta que a situação atual que você vive só será passageira se você quiser.

2. Amor pelo que faz

Alguns dias serão mais difíceis do que os outros, acordar às 4h da manhã, todos os dias, para correr não é prazeroso. Da mesma forma como bater de porta em porta para vender algo e muitas vezes ouvir um “não” também não será! Crie amor pelo que você faz, aprenda a amar seu produto ou serviço, isso fará toda a diferença.

3. Objetivos e metas bem definidos

Não brinque de trabalhar, nem brinque de praticar esportes. A foto no espelho da academia não vai melhorar sua condição física, assim como ter a carteira de trabalho assinada não vai te fazer assumir uma Diretoria. Saiba aonde você quer chegar, faça o processo reverso do que você precisa e de onde você deve passar para chegar lá. Estabeleça prazos (meses e anos) para isso acontecer e se dedique. Tenha fé em Deus, acredite em você e faça o que os outros não querem fazer.

4. Não complique o simples

O ótimo é inimigo do bom. Condições perfeitas não possibilitam crescimentos rápidos nem avançar sobre a concorrência. Nossos ouvidos podem ser atingidos por muitos supostos problemas, mas como dizem: sem saber que era impossível, foi lá e fez! Seja essa pessoa.

5. Comece

Apenas comece.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]