Se os mais influentes artistas e produtores musicais estão reunidos no Rock and Roll Hall of Fame em Cleveland, nos Estados Unidos, os mais representativos nomes do varejo já foram ou ainda serão homenageados pelo Hall da Fama do World Retail Congress (WRC), um dos maiores eventos do varejo mundial e que acontece em Paris, no final deste mês.
O Hall integra a programação oficial do WRC e reconhece as realizações de pioneiros e empreendedores que mudaram a forma de perceber e interagir com o varejo. Nesta edição, os homenageados são Mike Ullman, CEO da JC Penney, Sudhitham Chirathivat, ex-presidente Executivo do Central Group e o CEO da Ted Baker, Ray Kelvin, que se unem a outros cem nomes de varejistas que, segundo o WRC, têm ajudado a criar um varejo mais moderno em todo o mundo. Conheça mais sobre eles abaixo.
Sudhitham trabalhou para o Central Group ? o maior conglomerado de varejo da Tailândia ? por quase 40 anos. Ingressou na empresa como assistente de gerente da loja em 74 e seis anos depois, subiu para a posição de vice-presidente do grupo, estabelecendo o primeiro negócio de varejo imobiliário (CPN) para a companhia. Sudhitham então se tornou o CEO da Central Pattana PLC em 1985 e dirigiu este negócio por mais de 20 anos antes de se mudar para a posição de CEO do Central Group em 2009.
Sudhitham
Já o inglês Ray Kelvin é o fundador e CEO da Ted Baker. Oriundo de uma longa linhagem de varejistas de moda, sua escolha de carreira foi predestinada. Aos onze anos, já trabalhava na loja de moda masculina do tio.
Em 1998, teve a ideia para a Ted Baker, abrindo sua primeira loja em Glasgow, na Escócia. Seu plano era empregar atenção minuciosa aos detalhes, tanto nas roupas quanto no atendimento ao cliente.
Ele geriu cuidadosamente o desenvolvimento da marca Ted Baker e fez de tudo para que a cultura da empresa fosse mantida e alimentada durante o rápido crescimento dos anos seguintes. A companhia saltou de uma capitalização de 57 milhões de libras, em 1997, para um volume de negócios de US$ 1 bilhão em 2014, com presença em 17 países.
Em 2011, Kelvin, que é também professor universitário e fomenta o desenvolvimento de novos varejistas, recebeu das mãos da rainha da Inglaterra a medalha de Commander of the Most Excellent Order of the British Empire (CBE).
Ray Kelvin
Finalmente, Mike Ullman, que foi presidente do Conselho da National Retail Federation (NRF) há poucos anos e hoje é presidente do Federal Reserve Bank de Dallas, além de continuar como um dos diretores do Starbucks.
Ullman começou sua carreira de negócios na IBM em 1969. Ele foi também diretor da Wharf Holdings, de Hong Kong, de 1986 a 1989 e vice-presidente da Federated Department Stores, em Dallas, de 1982 a 1986. De 1992 a 1995, Ullman liderou os negócios da maior loja de departamentos do mundo, a Macy?s.
De 1995 a 1999, atuou como presidente da DFS Group Limited, companhia de varejo de viagens. De junho de 1999 a janeiro de 2002, foi diretor geral da LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton, maior varejista fabricante de produtos de luxo do mundo.
De 2004 a 2012 ficou na JC Penney e neste ano voltou, com a missão de liderar uma reviravolta na empresa, um, reposicionamento em direção ao varejo de luxo.
Ullman
Cada um dos homenageados deste ano participará de um almoço e de uma sessão plenária no segundo dia do evento, onde poderão olhar um pouco para trás, rememorar suas carreiras e partilhar seus pensamentos e insights sobre o futuro do mercado varejista.
No ano passado, os homenageados foram Daniel Bernard, presidente da Kingfisher, Martha Stewart, fundadora da Martha Stewart Living Omnipedia e Michael Kok, ex-CEO do Grupo, o Grupo Farm Dairy.
O World Retail Congress acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris e debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto, com o cupom de desconto GPAD15.
NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!
Leia mais: